FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Sugestões do Portal

 



Saboreie o Natal com o mesmo prazer

As pessoas com diabetes também podem apreciar um bolo de Natal. A ingestão de uma fatia de bolo numa ocasião especial, deve ser planeada para o final duma refeição rica em legumes e equilibrada com uma ingestão menor dos alimentos que compõem essa refeição. É essa a sugestão que lhe deixamos com a receita do Bolo Azul.

Chamamos-lhe Bolo Azul em alusão ao Círculo Azul da Diabetes. Em Dezembro de 2006, o Círculo Azul foi adoptado como símbolo oficial da campanha mundial "Unidos pela Diabetes". Este símbolo significa vida, saúde e união no combate à diabetes.

Bolo Azul

Ingredientes:

250g farinha; 30g açúcar light; 40 ml azeite; 15g fermento de padeiro; 120g amêndoas; 75g nozes; 50g pinhões; 50g damascos; 2 ovos; 10ml vinho do Porto; q.b. leite, manteiga e farinha.

Decoração:

2 gemas; 20g pinhões; 30g miolo de noz; 100g ameixa seca; 50g damascos.

Este bolo corresponde acerca de 5 doses individuais de cerca de 45g.

Composição nutricional aproximada por dose:

Proteínas 7,8g
Lípidos 16g
Hidratos de carbono 21g
Valor energético 259 Kcal

O açúcar light utilizado é uma mistura de açúcar (sacarose) e adoçante (sucralose), que resulta numa redução de cerca de 30% do açúcar adicionado.

Preparação:

Dissolver duas colheres de sopa de farinha e o fermento em leite morno. Juntar o azeite, o açúcar light, os ovos, o vinho do Porto e a mistura do fermento à restante farinha e amassar muito bem. Deixar levedar durante 3 horas. Juntar os frutos secos e deixar repousar durante 15 minutos. Moldar a massa em forma de coroa numa superfície polvilhada com farinha. Colocar a coroa num tabuleiro untado com manteiga, tapar e deixar levedar durante 40 minutos. Bater as gemas, pincelar a coroa e polvilhar com frutos secos. Cozer em forno médio, a 180ºC, durante cerca de 35 minutos, até que esteja cozido e deixar arrefecer.

Fonte:
Direcção geral de Saúde
www.dgs.pt


<<  voltar  |  topo






Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB

T
o
p
o