FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



Desenvolvimento infantil e juvenil em estudo
03-08-2007
Jornal Oeste On-line
Desenvolvimento infantil e juvenil em estudo Conhecer o desenvolvimento e crescimento das crianças da Nazaré, através da caracterização morfológica, maturacional, nutricional e de rotinas de vida diária da população em idade escolar.

É este o objectivo de um estudo que a Faculdade de Motricidade Humana (FMH) vai desenvolver na Nazaré a partir do próximo mês de Setembro, um projecto aprovado por unanimidade na última reunião do executivo camarário nazareno.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Jorge Barroso, o projecto nasce da necessidade de “um melhor acompanhamento e eventual correcção das práticas” desenvolvidas no âmbito das actividades curriculares e extracurriculares, em particular nas escolas de formação desportiva e cultural da autarquia.

Outra das finalidades apontadas pelo autarca ao estudo é o reforço ao nível académico da "dinâmica saudável da comunidade, conseguida através da prática destas actividades, sem esquecer alguns resultados competitivos obtidos nas diversas modalidades".

Cerca de duas mil crianças e jovens entre os seis e os 18 anos vão estar envolvidos no estudo antropométrico, coordenado por duas docentes do Departamento de Ciências da Motricidade da FMH, com um primeiro ensaio a uma amostra de referência, seguido da recolha de dados nas escolas do concelho, acompanhada da aplicação de um inquérito biossocial.

A esta fase, seguir-se-á o tratamento estatístico dos dados antropométricos recolhidos, de forma a construir tabelas normativas e identificar o estado de maturação física das crianças do concelho, bem como a sua ligação com o sucesso escolar, dados que serão depois comparados com as tabelas e normas estabelecidas para a população de Lisboa, de forma a planear e pensar práticas e hábitos saudáveis, identificar sujeitos com problemas de obesidade e subnutrição e orientar talentos a nível desportivo.

As conclusões do estudo vão, depois, permitir a disponibilização de informação objectiva a professores, técnicos, encarregados de educação e outros agentes educativos, uma informação fundamental para uma efectiva aquisição de hábitos saudáveis de vida.



<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB