FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



Programa ‘5 ao Dia’ chegou a mais de sete mil crianças
02-01-2015
Correio do Minho
  Mais de sete mil crianças bracarenses já passaram pelo ‘5 ao Dia’ desde a sua implementação, no ano lectivo 2010/2011. Este programa incentiva os mais novos ao consumo de frutas e hortícolas. A barreira dos sete mil participantes foi ultrapassada no decorrer da última sessão antes da pausa lectiva para as férias de Natal e que contou com 44 alunos do 4.º ano da Escola EB1 de São Victor. As crianças desta escola estiveram no Mercado Abastecedor da Região de Braga acompanhadas pelas professoras Albertina Dias, Teresa Sá Fernandes, Diana Barros, Sara Ribeiro e Bibiana Martins.

Nesta que foi a última sessão realizada antes das férias de Natal, foi abordada a importância do consumo de frutas e hortícolas nesta época festiva e sua inclusão nos menus tradicionais de Natal. Para tal, foram distribuídas às crianças brochuras com sugestões de receitas de Natal que, de um modo didáctico e divertido, incentivam o consumo de hortofrutícolas nas diferentes refeições de Natal e nas várias formas possíveis, isto é, crus ou cozinhados, em sumos, sopas, saladas, sobremesas ou mesmo incluídos nos pratos principais de cada refeição.

Neste sentido, e ao longo das quatro actividades que compõem a matriz base do programa — ‘Elaboração da salada de frutas’; ‘Visualização de filme’; ‘Sementeira da leguminosa’ e ‘Visita ao MARB’ — as crianças foram informadas da importância do consumo de hortofrutícolas na alimentação e os seus benefícios para a saúde, sabendo-se que as refeições, nesta época de Natal, são momentos de convívio familiar, sendo fundamental que se consiga desfrutar de todos os alimentos de um modo equilibrado.

Recorde-se que o programa é uma iniciativa da responsabilidade da Associação ‘5 ao Dia’, sendo coordenada em conjunto com a Câmara Municipal de Braga e a MARB. Conta ainda com a colaboração de diversas entidades ligadas ao ensino e saúde. No dia 8 de Janeiro, o Programa ‘5 ao Dia’ será retomado, naquela que será a sua 10.ª sessão deste ano lectivo, e que contará com a participação de cerca de meia centena de crianças das escolas EB1 Tenões e EB1 Fraião.


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB