O Governo pretende reativar, dentro de poucos meses, o programa de transplantação hepática infantil suspenso em Janeiro deste ano por falta de especialistas, anunciou esta quarta-feira fonte governamental.
Em breve deverão voltar a realizar-se transplantes hepáticos pediátricos em Portugal. O Governo pretende reativar, dentro de poucos meses, o programa de transplantação hepática infantil suspenso em Janeiro deste ano por falta de especialistas, anunciou esta quarta-feira fonte governamental.
Em declarações à Lusa, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde referiu que a reativação deverá acontecer até ao final de Março, depois de reunidos "os meios adequados para o fazer com segurança" e formada uma equipa de profissionais.
Fernando Leal da Costa acrescentou que os transplantes de fígado em crianças serão efetuados em hospitais de Lisboa, Porto ou Coimbra, onde já se realiza este tipo de intervenção em adultos.
Desde que deixou de ter disponível nos Hospitais da Universidade de Coimbra o único cirurgião com competências para a realização do procedimento, Portugal passou a encaminhar para Espanha as crianças a necessitar de transplante hepático.