O presente livro resulta de um fascínio da autora pelas histórias longínquas que explicam as origens dos lugares do concelho de Penela.
Estas lendas, algumas misteriosas, outras surpreendentes, outras apenas curiosas, foram perpetuadas no seu efeito explicativo através da tradição oral e, na sua travessia dos tempos e das gerações, converteram-se em património das gentes que habitam estes lugares.
Desrição do Autor:
Nome: Isabel Santinho.
Nota biográfica:
Nasceu aos 24 dias do mês de Abril de 1960 numa pequena (grande) aldeia.
MESTRA na histórica e não menos poética vila de Penela.
A Mestra está no seu coração. Profissional de Biblioteca e aluna na licenciatura do curso de Turismo, é a POESIA que lhe enche a alma: escrever é um prazer – recitar uma alegria que gosta de partilhar...
Ha já algum tempo dedica-se à recolha de contos de tradição oral e quase já se assume uma contadora de histórias... que o diga quem a ouve!!!
Obra:
Publicação de poemas em jornais locais e regionais; publicou na Livraria e Papelaria Nova de Tomar "Luz, sonho e Palavras"; contos: "o pai natal e a cegonha", "uma espiga amarelinha e um pedacinho de céu azul"; participou na antologia poética da Associação Portuguesa Poetas; editou na Pé de Página Editores, "Lendas de Penela" e recentemente "Lenda de Pedro e Inês de Castro".