FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Artigos

 


Ver todos os artigos  |  Categorias


Prevenir a deficiência
Janeiro, 2010
Mário Cordeiro, Pediatra - Cadernos de Educação de Infância
APEI - Assoc. de Profissionais de Educação de Infância

[ver mais artigos deste autor]
  O modo como uma sociedade encara a deficiência e os cidadãos com deficiência traduz o grau de civismo e de humanismo dessa mesma sociedade.
    Professor Torrado da Silva

  Ter uma criança com deficiência não é fácil para as famílias. E se não é fácil em nenhum país, muito mais difícil se torna em Portugal, já que infelizmente a atitude do nosso Estado e da nossa sociedade perante os cidadãos portadores de uma deficiência deixa ainda muito a desejar, pese embora todo o esforço que tem sido feito e os grandes avanços que apesar de tudo foram conseguidos. E é por isso que,se não aumentarmos substancialmente o nosso esforço colectivo, se não melhorarmos as nossa atitudes (às vezes, mesmo, se não as mudarmos radicalmente) e se não forem previstos recursos humanos, técnicos e orçamentais, as deficiências desaguarão, inevitavelmente, em handicaps, ou seja, as "falhas" físicas ou psicológicas acabarão por resultar em "insucessos" e obstáculos sociais. O que é de uma injustiça gritante e inaceitável.

  Portugal foi, durante décadas, um País onde a diferença era mal tolerada. Os cidadãos com deficiência eram diferentes. São diferentes. Como todos somos, felizmente, diferentes uns dos outros. E como, aliás, todos temos algum tipo de deficiência, seja relacional, seja orgânica ou de outra área qualquer. Ponham a Rosa Mota a tocar Chopin ou a Maria João Pires a correr a maratona e poder-se-á ver como cada um é bom numas coisas e fraco noutras.

  Talvez por este pouco uso da tolerância, os hábitos culturais e a tradição, associadas a sucessivos governos muito pouco motivados para as questões sociais, levaram a que os cidadãos com deficiência fossem durante muito tempo considerados como "cidadãos de segunda" e que os seus direitos só muito tarde viessem a ser reconhecidos e implementados.

  Se em outros países - como os países nórdicos, a Holanda ou a Inglaterra, só para citar alguns -, as coisas andaram depressa, graças aos movimentos de cidadãos mas também à sociedade em geral e à disponibilidade dos governos para debater soluções e investir verbas elevadas, em Portugal estamos ainda a começar a dar os primeiros passos, pese embora o esforço de algumas pessoas e de algumas instituições. E desejamos que estes passos sejam firmes e que, de uma vez por todas, levem ao reconhecimento de que o cidadão com deficiência é um cidadão como os outros, apenas que tem algumas necessidades especiais a que cabe à sociedade dar resposta. Sem favores, mas como uma obrigação e um dever.

  Mas voltando ao assunto de hoje, prevenir a deficiência nas crianças, poderemos ver como é em muitos dos casos possível. E os educadores, contactando com as próprias crianças, com os pais (e também, de alguma forma, com os futuros irmãos!), estão num lugar privilegiado para aconselhamento, promoção de estilos de vida saudáveis e, igualmente, para chamar a atenção para os riscos e perigos que urge evitar.

  Antes da Gravidez

  Nesta fase, antes mesmo da concepção, é possível fazer algo pela prevenção da deficiência, designadamente optar por estilos de vida saudáveis, com prática desportiva, sem consumos em excesso de produtos nocivos (tabaco, álcool e drogas), zelando por uma nutrição equilibrada - em suma, levando uma vida de qualidade (e "qualidade" não implica obrigatoriamente gastar mais dinheiro).

  Prevenção Genética

  O aconselhamento genético, uma forma de prevenção genética, permite aos futuros pais (de preferência antes da concepção) saber os riscos que correm relativamente a esta ou àquela doença quando, por exemplo, há alguém na família com uma deficiência ou uma doença hereditária grave, se algum dos membros do casal sofre de deficiência, se já houve outro filho afectado, enfim, se existe algo que preocupa as pessoas. Refira-se, no entanto, que todos nós - a chamada "população em geral" -, aparentemente saudável, carregamos connosco alguns genes doentes que, no entanto, não se traduzem por doenças. Podemos é, se o nosso cônjuge tiver ele também esses mesmos genes doentes, ter um filho com uma deficiência mesmo sem haver outro caso anterior.
  Se ter um filho deve ser um projecto, portanto "pensado e arquitectado", seria desejável que os todos os casais se informassem e debatessem estes aspectos com o médico assistente antes da gravidez.
  A prevenção genética passa também pelas medidas de promoção da saúde como por exemplo as que foram mencionadas acima, relativamente à escolha de estilos de vida saudáveis.

  A Gestação   A gestação é um período fundamental, já que é nele (sobretudo nos primeiros meses) que as células e os órgãos se formam e que um agente agressivo pode provocar problemas nessas mesmas células e órgãos.
  Começa pelas medidas gerais, como uma alimentação equilibrada, a prevenção das doenças infecciosas (um bom exemplo é a vacina da rubéola, incluída no Programa Nacional de Vacinação) e, mais uma vez, os estilos de vida saudáveis. Chamo a atenção para a importância de não se beber álcool durante a gravidez, seja em que quantidade for, dado que mesmo pequeníssimas porções podem provocar problemas, nomeadamente uma diminuição do número de células do cérebro que depois se vem a traduzir em problemas na idade escolar. O mesmo se diz para o tabaco, que deve ser completamente banido durante a gravidez, a menos que a grávida de facto fique completamente em stress por não fumar... mas se ela souber que é para bem do bebé, poderá sentir-se mais motivada para reduzir ao mínimo (zero, de preferência...) a quantidade de cigarros que fuma. E o pai não pode alhear-se disso, continuando ele próprio a fumar, o que dificulta à mulher o suspender o tabaco. Às drogas ilegais aplica-se o mesmo, muito particularmente às chamadas "drogas duras".
  Outro aspecto determinante é a vigilância da gravidez desde logo que se sabe dela - para isso existem centros de saúde, médicos, enfermeiros, consultórios e hospitais. As consultas e os exames, para além do aconselhamento que é feito, permitem realizar exames que podem servir para detectar anomalias ou evitar problemas.

  O Nascimento

  Neste momento, em Portugal, é essencial que os partos tenham lugar no hospital (público ou privado), como acontece, aliás. E a melhoria dos cuidados prestados à grávida e ao recém-nascido permitiram diminuir extraordinariamente o número de deficiências.

  Depois e Nascer

  Claro está que algumas crianças já nascem com algum tipo de deficiência - intelectual, física, da visão, cardíaca, da audição, renal, etc. A própria paralisia cerebral, que antigamente se atribuía a erros obstétricos, veio a verificar-se ser de causa congénita na grande maioria dos casos, ou seja, ter a sua origem antes mesmo do parto. Porquê? Não se sabe ainda a razão, mas lá se chegará.
  Mas a maioria das crianças nasce saudável. Como poderão então surgir deficiências depois do nascimento? Às vezes esquecemo-nos de que isso pode acontecer e que é preciso continuar a prevenir a deficiência, seja em que idade for. Como? Através de uma alimentação adequada em quantidade e qualidade, evitando as doenças infecciosas (com as vacinas, por exemplo, designadamente as novas vacinas para os micróbios causadores de meningite) ou tratando-as precocemente (como no caso de meningites e encefalites), evitando os traumatismos e lesões causados pelos acidentes (área em que Portugal é a desgraça que se sabe) ou os ferimentos por outras violências (como os maus tratos), identificando e tratando precocemente as doenças e dando todo o apoio necessário às crianças com doença crónica, enfim, promovendo a saúde e estando atentos aos problemas que vão surgindo, sem ansiedade mas de "olhos abertos".

  Ter Esperança no Futuro

  A prevenção da doença é possível em muitas circunstâncias. É ética, científica, lógica e humanamente correcta, mas também economicamente desejável. Os passos dados nas últimas décadas permitem olhar para o futuro com alguma esperança. Provavelmente não faltarão, no futuro e até no presente, meios tecnológicos. Eventualmente poderão escassear financiamentos, se os governos não estiverem suficientemente motivados - daí a necessidade de grande vontade política.
  O modo como uma sociedade encara a deficiência e os cidadãos com deficiência traduz o grau de civismo e de humanismo dessa mesma sociedade. Os próximos anos dirão por que tipo de sociedade afinal lutámos e se fomos suficientemente eficazes para o conseguir.



in
Cadernos de Educação de Infância Jul./Set. 2002
[ver mais artigos deste autor]


<<  voltar  |  topo  |  Todos os Artigos





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB