FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Artigos

 


Ver todos os artigos  |  Categorias


Celebre o Dia da Criança com os seus alunos
Maio, 2008
CCEB / Portal da Criança

[ver mais artigos deste autor]
Celebre o Dia da Criança com os seus alunos.
Deixamos aqui algumas sugestões de actividades para o ajudar a começar.

Para os mais pequenos...

Falar acerca do significado do Dia da Criança

  Explique às crianças que o Dia da Criança celebra o facto de cada uma delas ser única e especial. Deixe-as saber que são importantes. Diga-lhes que o Dia da Criança é um Dia para fazer actividades divertidas com as suas famílias. Faça-lhes questões como "O que é a melhor coisa de ser uma criança?" e "O que gostavas de fazer no Dia da Criança?" e "O que gostas mais de fazer com a tua família?".

Colorir

  Seleccione algumas imagens relativas ao mundo das crianças e deixe que as crianças as pintem.

Impressões manuais/digitais

  As impressões digitais são muito versáteis. Explique à criança que cada impressão digital é única. Pode fazer com as crianças impressões digitais com tinta e depois recortá-las para fazer uma composição com elas. Por exemplo, pode fazer uma árvore com as impressões digitais (sendo as folhas das árvores as impressões digitais). Se quiser uma actividade mais simples, pode apenas delinear as mãos das crianças, recortá-las e decorá-las.

Colagem de Foto da Família

  Envie uma nota para os pais, com antecedência. Peça aos pais para ajudarem a criança a fazer um poster ou uma colagem com fotos da família para a criança partilhar com a turma. Cada criança leva o seu poster ou colagem para a escola num dia diferente. Cada criança, em frente à turma, fala acerca das suas fotografias. Podem responder a questões que as outras crianças possam ter depois de partilharem a sua informação.

Imagens 3D

  As crianças devem fazer um desenho com lápis de cor acerca do tema "coisas que gosto de fazer com a minha família". Depois, use decorações variadas para o tornar 3D, cola colorida para as roupas das pessoas, papelinhos verdes para a relva, pipocas para o sol, etc. Encoraje as crianças a usar a sua imaginação.

Desenhe uma Forma

  Corte uma forma a partir de um pedaço de cartão. Dê a cada criança uma folha de papel para que possam delinear a forma. Deixe-as decorarem a sua forma de modo que preferirem.

De quem é esta foto de bebé?

  Peça às crianças para levarem fotos suas de quando eram bebés. Todas as crianças devem tentar adivinhar quem é quem. Pode até convidar os pais a estarem presentes e levarem também as suas fotos de bebés para juntar ao jogo.

Lanche com os Avós

  Encoraje as crianças a convidarem os seus avós para um "lanche com os avós". Pergunte quem pode emprestar objectos como tabuleiros, bule, etc, para que se torne uma ocasião ainda mais especial. Motive as crianças a ajudar na preparação de comida deliciosa e a decorar a sala (por a mesa, etc). Peça aos avós para contarem histórias acerca da sua infância e para ensinarem às crianças um jogo que costumavam jogar.

Cápsula do Tempo

  Peça a cada criança para levar uma caixa com tampa. Explique que isso é a sua "Cápsula do Tempo". Encoraje-os a encher a sua caixa com objectos pessoais tais como fotografias deles próprios, um desenho, algo que eles tenham feito, etc, com especial ênfase em coisas que eles gostem, coisas que gostem de fazer com a família. Coloque as tampas e façam decorações em papel para cobrir a caixa para que fique "selada". Peça aos pais das crianças que escondam a "Cápsula do tempo" e a guardem até ao Dia da Criança de 2009 ou guarde-as na escola.

Actividades "sobre mim"

  Grave a voz de cada criança. As crianças de seguida ouvem as vozes e tentam adivinhar de quem é cada voz. Jogue ao "Quem é?". Retire uma criança da sala. Dê três pistas acerca dessa criança e faça com que a turma adivinhe de quem se trata.
  Encoraje as crianças a trazer de casa os seus objectos preferidos e discuta por que é que são os seus objectos favoritos.

Quilt da Amizade

  Corte vários quadrados de cartão colorido. Dê a cada criança um dos quadrados. Peça que o decorem (com tinta ou colagens variadas) ou que colem nele uma fotografia sua. Una todos os quadrados, lado a lado, faça um quilt e pendure-o.

Para os mais crescidos...

Faça um projecto de equipa do "Dia da Criança"
  Convide as crianças de diferentes turmas a formar uma equipa de projecto do Dia da Criança. Este grupo pode fazer um brainstorming de ideias para actividades a realizar na escola no Dia da Criança, pode falar com instituições da comunidade ou discutir formas de envolver toda a comunidade nas celebrações. Eles fazem as coisas acontecer!

Amigos de escolas-parceiras

  Contacte uma escola de outra zona geográfica da sua para ser sua "parceira". Atribua a cada aluno um "amigo" da mesma idade, da escola "parceira" para que possam escrever uns aos outros e comparar estilos de vida.

Consegues acertar?

  Imprima um desenho simples, em que possa recortar uma parte do desenho. Os alunos (de olhos vendados) devem tentar acertar no local certo (a melhor solução será utilizar fita adesiva dupla). O aluno que acertar o mais próximo possível do local certo, ganha.

Mobile da Família

  Peça aos alunos que desenhem cada membro da sua família. Peça-lhes que incluam os animais de estimação, se tiverem. Recorte cada membro da família. Cole cada desenho a um cartão grosso. Pendure cada desenho num cabide com madeira ou fio para fazer um mobile. Escreva o apelido do aluno num pedaço de papel e prenda-o ao cabide. Pendure todos os mobiles na sala de aula.

Cápsula do Tempo

  Peça a cada criança para levar uma caixa com tampa. Explique que isso é a sua "Cápsula do Tempo". Encoraje-os a encher a sua caixa com objectos pessoais tais como fotografias deles próprios, um desenho , algo que eles tenham feito, etc, com especial ênfase em coisas que eles gostem, coisas que gostem de fazer com a família. Coloque as tampas e façam decorações em papel para cobrir a caixa para que fique "selada". Peça aos pais das crianças que escondam a "Cápsula do tempo" e a guardem até ao Dia da Criança de 2009 ou guarde-as na escola.

Projecto de Impressões digitais da Família

  Envie para casa de cada aluno um pedaço de papel com uma nota a pedir para cada membro da família contornar a palma da sua mão ou marcar a sua impressão digital. Cada membro da família deve decorar a sua impressão digital da forma que quiser. Os alunos levam as impressões digitais da sua família para a escola e falam aos colegas acerca deles. Pendure os trabalhos na sala de aula quando terminarem.

Poster "Tudo sobre Mim"

Material:
Cartolina colorida
tesoura
cola (baton)
glitter (cola com brilhantes coloridos)
fotografias
revistas

Instruções:
1. Os alunos devem procurar nas fotografias e nas revistas coisas que gostem ou que os descrevam.
2. De seguida, devem recortar as imagens que seleccionaram e colá-las na cartolina.
3. Devem escolher o design que pretenderem. Podem utilizar imagens que os façam sentir bem, que expressem o que eles gostam e o que eles são.
4. Pendure, orgulhosamente, todos os posters na sala de aula.

  Poderá ser interessante incluir este poster na "Cápsula do Tempo". Será interessante abri-la no ano seguinte e ver como toda a gente mudou.

Descobre como é que os outros países celebram o Dia da Criança

  Como é que os outros países celebram o Dia da Criança? A partir de um texto, previamente seleccionado pelo professor, os alunos devem fazer uma pesquisa de como é experienciado este dia pelas crianças de outros países. Pode ser interessante conhecer a história de algum aluno que já tenha celebrado este dia fora de Portugal.

Dia dos jogos Inter-Gerações na Escola

  Realize um dia de jogos onde pais, avós e crianças aprendam os jogos com que cada geração brincou na sua infância.

Brincar com as crianças mais novas

  As crianças mais velhas podem ensaiar uma peça ou aprender a ler muito bem uma história de que gostam. Depois, vão representar ou ler a história aos alunos mais novos. A história que vão ler até pode ter sido escrita pelos próprios alunos!

Organizar um debate na turma

  Organize um debate na turma tendo como tópico um tema relacionado com as crianças. Por exemplo, "As crianças devem ter os mesmos direitos que os adultos" ou "O Dia da Criança devia ser um feriado nacional".

  Esperamos ter ajudado a encontrar formas divertidas de comemorar o Dia da Criança.
[ver mais artigos deste autor]


<<  voltar  |  topo  |  Todos os Artigos





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB