FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Sugestões do Portal

 



Ano Internacional de Astronomia 2009

Com 2009 a despontar no horizonte, milhares de astrónomos amadores e profissionais de todo o mundo ultimam os preparativos do Ano Internacional da Astronomia.

Fruto de uma incrível colaboração entre 135 países, que formam a maior rede mundial de astronomia, o projecto "The Universe, yours to Discover" promete aproximar o Universo da Terra.

Eventos e actividades vão ter lugar durante os próximos 365 dias, e ainda depois disso, a nível mundial, nacional, regional e local, num espectáculo de proporções cósmicas.

ABERTURA OFICIAL EM JANEIRO

A cerimónia oficial de abertura do AIA2009 será em Paris dias 15 e 16 de Janeiro de 2009 e contará com a presença de oradores de renome, incluindo prémios Nobel, e a apresentação de vídeos ao vivo de cientistas a trabalharem em locais remotos.

Em Portugal a abertura oficial do AIA2009 está marcada para o dia 31 de Janeiro, na Casa da Música, no Porto. O programa da cerimónia nacional inclui uma palestra da astrofísica Teresa Lago, professora na Universidade do Porto, e um concerto dado pela Orquestra Nacional do Porto, que vai interpretar obras de temática astronómica, de onde se destaca "Os Planetas" de Gustav Holst. Após o concerto haverá ainda lugar a uma sessão de observação astronómica, nas imediações do edifício da Casa da Música.

ACTIVIDADES PARA TODOS OS GOSTOS

Para além das iniciativas desenvolvidas pelos seus diferentes parceiros a nível local e global, a Comissão Nacional do AIA2009 (www.astronomia2009.org) promove também uma série de actividades para aprender mais sobre o cosmos. O ano de 2009 será assim brindado com vários workshops para professores, edições especiais de selos e de livros e um concurso para os alunos das escolas básicas e secundárias do país.

Um programa especial será por outro lado lançado durante 2009 por ocasião dos diferentes eventos astronómicos do ano, entre os quais a mais longa eclipse solar (22 de Julho), uma chuva de meteoros, prevista em meados de Novembro e a observação do planeta Júpiter, excepcionalmente visívela partir do no Hemisfério Norte da Terra, em meados de Outubro.

De destacar ainda a concretização durante a Noite da Astronomia, evento que vai realizar-se em várias localidades do país a 15 de Julho, do "Dark Skies Awareness". O projecto visa, com o apoio das autoridades locais e a colaboração de várias Câmaras Municipais, que vão durante algumas horas desligar as luzes de uma parte central das cidades, sensibilizar e alertar pequenos e graúdos para o problema da poluição luminosa no país.

O programa completo destes eventos será apresentado durante o III encontro "Astronomia e Ciências Espaciais: comunicação e educação" que vai decorrer em Espinho, a 23 e 24 de Janeiro (http://ace2009.multimeios.pt/). Em Portugal, o AIA2009 tem o apoio da Agência Nacional Ciência Viva, da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e Tecnologia.

EVENTOS CELESTES A NÃO PERDER EM 2009

Ao longo de 2009, ocorrerão alguns eventos celestes de muito interesse, incluindo o maior eclipse total do Sol do século 21, que ocorrerá dia 22 de Julho e terá uma duração de 6 minutos e 39 segundos, visível num estreito corredor que atravessará a Índia, Bangladesh e China.

Uma forte chuva de meteoros também é esperada a meio de Novembro, com previsões de 500 "estrelas-cadentes" por hora.

A meio de Outubro, no Hemisfério Norte, Júpiter será visível durante o crepúsculo, um horário adequado para mostrar ao público o planeta gigante e as suas luas. Estas são certamente observações muito interessantes, mesmo por um telescópio de pequenas dimensões.

Fonte:
http://www.astronomia2009.org


<<  voltar  |  topo






Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB

T
o
p
o