Mais de mil pediatras de todo o país vão reunir-se em Vilamoura para o 8º Congresso Nacional de Pediatria, de 1 a 5 de Outubro. Em paralelo vai decorrer o "Hospital da Bonecada".
O Congresso Nacional de Pediatria é um evento que decorre de três em três anos. A edição de 2007 tem como subtítulo "O Congresso da Criança"
O programa do certame inclui a discussão dos grandes temas que marcam a actualidade da saúde infantil como é o caso da obesidade, nutrição e estilos de vida promotores da saúde desde o nascimento à adolescência.
Participam no encontro as quinze secções científicas da Sociedade Portuguesa de Pediatria.
O 8º Congresso Nacional de Pediatria é uma organização Sociedade Portuguesa de Pediatria e acontece no Tivoli Marinotel, em Vilamoura.
O "Hospital da Bonecada"
Em paralelo ao programa científico do congresso vão existir actividades dedicadas às crianças do Algarve no "Hospital da Bonecada".
De 2 a 4 de Outubro, entre as 9h30 e as 17h30, o Hospital da Bonecada instala-se no Tivoli Marinotel e abre as portas para os "pais" de palmo e meio cujos "filhos" – brinquedos – precisem de tratamento médico.
O Hospital da Bonecada foi criado pela primeira vez em Portugal no ano de 2001, através da adesão da AEFCML (Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa), a um projecto já criado pela European Medical Student’s Association (EMSA) intitulado Teddy Bear Hospital (TBH).
Trata-se de um "hospital modelo" em que as crianças são os "pais" que levam os seus "filhos" (bonecos) ao hospital. Nesta actividade, o principal objectivo é a humanização dos serviços de saúde, a perda e a confrontação dos medos e a educação das crianças para a adopção de estilo de vida mais saudável.
Esta actividade conta com a participação de alunos de cursos superiores ligados à saúde e educação infantil que acolherão um total previsto de 400 crianças, dos 4 aos 7 anos, dos infantários e escolas primárias do Distrito de Faro.
Em simultâneo com o "Hospital da Bonecada", as crianças com mais de 7 anos são convidadas a participar de forma diferente: um concurso de posters criativos sobre saúde para decorar o "hospital". Os melhores posters vão ter direito a prémio.