A Polícia Judiciária (PJ) alerta para o facto de centenas de crianças estarem a deixar os seus contactos em sites infantis, como é o caso de um blogue sobre a novela Chiquititas, onde números de telemóvel e moradas são revelados por miúdos que sonham ser actores.
O inspector Baltazar Rodrigues, responsável pela equipa de combate ao crime informático da PJ refere que as informações ficam disponíveis a qualquer pessoa, incluindo pedófilos, alertando para o facto de existirem sítios na Internet dirigidos aos mais novos que são frequentemente "alvos preferenciais" destes indivíduos.
Entretanto, a agência Lusa conseguiu, em poucas horas, falar directamente com nove crianças que tinham deixado os seus contactos nos referidos sites, sendo que duas gémeas, de 10 anos, "chegaram mesmo a dizer que estavam sozinhas em casa até ao final do dia".
A Lusa refere ainda que para além de "disponibilizarem inocentemente todo o tipo de informações, era fácil perceber quais os seus interesses".
Baltazar Rodrigues garante ainda que são "crianças que não são obrigadas a ter cuidado, elas ainda não têm capacidade para desenvolver procedimentos de segurança. Os sítios na Internet com um target definido, onde pode existir contacto interpessoal, tornam-se alvos preferenciais de pedófilos".
O inspector refere ainda que, a fim de minimizar eventuais perigos, os sites poderiam colocar na página principal termos e condições de utilização que proibissem a publicação de determinadas informações, sendo que, desta forma, "seria fácil retirar contactos".
Contactados pela Lusa, os responsáveis por dois destes sítios, o blogue Chiquititas e História do Dia, garantiram que iam retirar os dados existentes, segundo refere o Jornal de Notícias.