FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



Obesidade infantil tem origem em infeções virais
24-09-2010
Expresso
  Investigadores da Universidade da Califórnia desenvolveram um estudo, publicado na revista "Pediatrics", que relaciona a obesidade infantil a infeções de origem viral.

Este estudo, publicado este mês na revista "Pediatrics", foi desenvolvido por investigadores da Universidade da Califórnia, em San Diego.

Explora a ideia de que o adenovírus 36, único vírus que até hoje foi relacionado com o excesso de peso, é causador de uma em 50 estirpes que originam doenças como gastrenterites, conjuntivites ou pneumonias e que as crianças expostas a esse vírus tem tendência a ter mais peso.

Foram examinadas 124 indivíduos entre os 8 e os 18 anos e identificados os que tinham sido expostos a este vírus através da análise de anticorpos contra o adenovírus 36.

Assim, conseguiu estabelecer-se uma ligação entre os que apresentavam um resultado positivo para esses anticorpos e o seu índice de massa corporal.

Número inconclusivo mas significativo

O resultado final é de que 78% das crianças e jovens expostas ao vírus são obesas, que embora não seja conclusivo é considerado pelos cientistas um número significativo.

"Muitas pessoas acreditam que a obesidade é provocada pela própria criança, ou resulta de uma falha dos pais. Está na altura de deixar de passar atestados de responsabilidade para desenvolver estudos que melhorem a prevenção e o tratamento", defende Jeffrey B. Schwimmer, que lidera a equipa de investigação.


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB