A Associação Para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) alertou hoje para a necessidade das crianças usarem colete reflector quando andam de bicicleta para serem mais visíveis, evitando assim acidentes e atropelamentos.
Segundo a APSI, os atropelamentos e os acidentes com crianças condutoras de bicicletas causam cerca de cinco vítimas por dia e aproximadamente 16 mortes por ano.
Só este ano, segundo o registo de recortes de imprensa da APSI, já foram atropeladas mais de 26 crianças e quatro sofreram acidentes com bicicletas em ambiente rodoviário.
Muitos destes acidentes, segundo a associação, podem ser evitados. Para além de ser fundamental reduzir a velocidade, quanto mais cedo o condutor vir a criança, mais tempo terá para reagir e evitar o embate e o atropelamento.
Para ajudar à detecção precoce da criança, é importante que esta esteja bem visível, o que é facilitado pela utilização de roupas claras e com materiais reflectores.
As crianças, explica a associação, estão mais expostas à ocorrência de acidentes enquanto peões ou condutores de bicicleta dada as suas características e comportamentos.
APSI aconselha coletes reflectores para andar de bicicleta.
A baixa estatura e campos visuais mais reduzidos, as dificuldades em avaliar situações complexas de trânsito e a maior exposição ao risco são aspectos que os tornam mais vulneráveis.
Em visitas de estudo ou deslocações a pé, quando andam de bicicleta ou em caso de acidentes ou avaria no automóvel, e em que seja aconselhável sair do veículo, a criança deve usar um colete reflector homologado de acordo com a norma europeia EN1150 (reflectores para uso não profissional/lazer).
Aumentar a visibilidade das crianças é, na opinião da APSI, importante a qualquer hora do dia, mas ainda mais em dias chuvosos ou com nevoeiro, de madrugada, ao fim do dia ou à noite.