FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



APSI aconselha coletes reflectores para andar de bicicleta
23-04-2008
Diário Digital / Lusa
  A Associação Para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) alertou hoje para a necessidade das crianças usarem colete reflector quando andam de bicicleta para serem mais visíveis, evitando assim acidentes e atropelamentos. Segundo a APSI, os atropelamentos e os acidentes com crianças condutoras de bicicletas causam cerca de cinco vítimas por dia e aproximadamente 16 mortes por ano.

   Só este ano, segundo o registo de recortes de imprensa da APSI, já foram atropeladas mais de 26 crianças e quatro sofreram acidentes com bicicletas em ambiente rodoviário.

   Muitos destes acidentes, segundo a associação, podem ser evitados. Para além de ser fundamental reduzir a velocidade, quanto mais cedo o condutor vir a criança, mais tempo terá para reagir e evitar o embate e o atropelamento.

   Para ajudar à detecção precoce da criança, é importante que esta esteja bem visível, o que é facilitado pela utilização de roupas claras e com materiais reflectores.

   As crianças, explica a associação, estão mais expostas à ocorrência de acidentes enquanto peões ou condutores de bicicleta dada as suas características e comportamentos.

   APSI aconselha coletes reflectores para andar de bicicleta.

   A baixa estatura e campos visuais mais reduzidos, as dificuldades em avaliar situações complexas de trânsito e a maior exposição ao risco são aspectos que os tornam mais vulneráveis.

   Em visitas de estudo ou deslocações a pé, quando andam de bicicleta ou em caso de acidentes ou avaria no automóvel, e em que seja aconselhável sair do veículo, a criança deve usar um colete reflector homologado de acordo com a norma europeia EN1150 (reflectores para uso não profissional/lazer).

   Aumentar a visibilidade das crianças é, na opinião da APSI, importante a qualquer hora do dia, mas ainda mais em dias chuvosos ou com nevoeiro, de madrugada, ao fim do dia ou à noite.


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB