Este livro relata a história da Clara e da sua família que, envolvidos no seu dia-a-dia e na dificuldade natural de compreender o que estava a acontecer nas suas vidas, acabaram enredados nas malhas do Birras, o representante principal dos problemas de comportamento. Mas com o que o Birras não contava era com a ajuda de uma tia da Clara, que tornou visível para os pais a influência deste personagem e as dificuldades que a sua presença causava na relação entre eles.
Ao longo do livro é usada uma linguagem diferente daquela a que estamos habituados. A história baseia-se na separação da Clara e do problema (o Birras) através da personificação deste último. Ao colocarmos o Birras num espaço em que é possível distingui-lo das outras pessoas, torna-se mais fácil questionar a sua influência na vida da família da Clara e, até mesmo, desafiá-lo.
Ao divulgar as técnicas e as intenções do Birras, bem como a forma como este age para ganhar poder, este livro procura ajudar os educadores a pôr em prática as suas competências e a criatividade para o desenvolvimento de uma nova atitude para lidar com este tipo de problema. Ainda que este livro tenha sido inicialmente pensado apenas para os pais, foram utilizadas ilustrações e legendas dirigidas às crianças, apelando à partilha da leitura em família.