FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



PSP alerta jovens para os perigos das bombinhas de Carnaval
01-02-2008
Diário de Notícias
   A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai reforçar o policiamento nas ruas das principais cidades, até quarta-feira, dia 6. É a "Operação Carnaval em Segurança 2008", que irá também reforçar o controlo de explosivos e materiais pirotécnicos muito utilizados na quadra carnavalesca, especialmente pelos mais jovens.

   Nesse sentido, junto das escolas, em todos território nacional, incluindo as regiões autónomas da Madeira e Açores, elementos da PSP vão sensibilizar os alunos para os perigos que podem resultar do uso de produtos pirotécnicos, como as tradicionais bombinhas de Carnaval", durante os festejos.

   A "Operação Escola em Segurança no Carnaval", além das acções de sensibilização nos estabelecimentos de ensino do primeiro ciclo e secundário, vai reforçar a vigilância nas imediações das escolas.

   Nestas acções, os agentes policiais distribuem panfletos aos alunos onde onde se explica o que são as bombas de Carnaval e em que locais podem ser utilizadas. A informação da polícia alerta ainda para os acidentes relacionados com estes tipos de produtos pirotécnicos: "Podem causar queimaduras graves e mesmo a amputação de membros." A PSP alerta também "os pais para os perigos na utilização das bombinhas de Carnaval pelos seus filhos".

   Os panfletos apresentam ainda várias recomendações dirigidas aos jovens para, no sentido de não utilizarem os produtos pirotécnicos, avisarem os responsáveis da escola sempre que encontrem algum e a manter a distância quando alguém estiver a utilizar este tipo de produtos.

   A Direcção Nacional da Polícia de Segurança Pública refere ainda, em comunicado, que equipas do De- partamento de Armas e Explosivos vão intensificar as acções de fiscalização junto dos estabelecimentos de fabrico e comércio pirotécnicos. O objectivo destas acções, refere a PSP, é assegurar, durante a quadra de Carnaval, que não sejam colocados no mercado produtos de utilização proibida".

   Nas ruas, o reforço do número de agentes - com mais incidência nas principais zonas comerciais, turís- ticas e de diversão nocturna - será feito através de polícias afectos ao Programa Escola Segura e do Corpo de Intervenção, nos comandos de Lisboa, Porto, Faro, Braga, Setúbal, Aveiro, Leiria e Santarém.

   Os festejos de Carnaval também merecem uma atenção especial por parte da Guarda Nacional Republicana (GNR), que anunciou a presença de mais efectivos na Brigada de Trânsito nos itinerários principais e nas localidades onde ocorram os tradicionais corsos.

   A operação da GNR, que teve início às 00.00 de hoje e termina no dia 6, estende-se de igual modo às localidades, onde neste período será mais visível o patrulhamento pelas unidades territoriais, reforçadas por elementos do Batalhão Operacional dos regimentos de infantaria e cavalaria. Para além da fiscalização de trânsito, o objectivo dos militares será também "dissuadir a actividade dos carteiristas".

   No âmbito da prevenção rodoviária, os comandos da PSP terão nos serviços de trânsito equipamentos para realizar testes de alcoolemia. Quem se deslocar a estes locais pode, voluntariamente, efectuar o teste e, face ao valor registado, será informado se deve ou não conduzir.


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB