FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



Prevenção da obesidade infantil em novo livro
14-04-2007
Jornalismo PortoNet
"Crescer para Cima" de Rosa Carvalho, reúne dicas para pais, professores e profissionais de saúde. Obesidade afecta 30% das crianças portuguesas entre 7 e 11 anos.
A Comissão Europeia calcula que mais de 30% das crianças portuguesas entre os 7 e os 11 anos de idade sejam obesas. Foi com o objectivo de ajudar as famílias a melhor se relacionarem com os alimentos e a poderem atempadamente prevenir a obesidade da criança e do adolescente que nasceu o livro "Crescer para Cima", de Maria Antónia Peças e Carla Rego.
A apresentação do livro realizou-se esta quinta-feira, no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, que acolhe a exposição "Meninos gordos". Carla Rego, que está a concluir uma tese de doutoramento em pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto sobre obesidade em idade pediátrica, considera o problema "assustador".
O livro pretende "dar dicas aos pais, aos professores, aos profissionais de saúde, como abordar nas diferentes idades do crescimento da criança, concretamente entre os 2 e os 18 anos, dar-lhes dicas do que devem fazer e valorizar, tendo a intenção de ensinar educando, dando alternativas" para uma alimentação mais saudável, explicou ao JPN.
Em toda a obra são fornecidos elementos concretos acerca da qualidade e perigos dos alimentos, bem como conselhos, truques e informações nutritivas, tendo como base a nova roda dos alimentos, numa abordagem profunda acerca da doença, considerada pela Organização Mundial de Saúde a "epidemia" do século XXI, e dos perigos que arrasta.
"A obesidade infantil é uma preocupação de todos nós", disse ao JPN Maria Antónia Peças, autora e editora do livro. "Apesar do livro ter indicação de como prevenir e tratar a obesidade em idade pediátrica, ele é sobretudo um manual de hábitos saudáveis de vida", acrescentou Carla Rego.
O tratamento da obesidade infantil ganha importância, não só pelas doenças que pode trazer, tal como hipertensão e diabetes, mas também pelo perigo de exclusão social.
"O gordinho é motivo de chacota" e os adolescentes obesos "sofrem porque não têm a imagem bonita que hoje em dia se vende na comunicação social, não têm facilidade em comprar roupa, não são atléticos, não têm nada do que é considerado os atributos da moda", explica Carla Rego. "Não há dúvida que em termos psicológicos, emocionais, sociais e, inclusivamente de rendimento escolar, a criança obesa sofre", conclui.
Receitas saudáveis
"Crescer para Cima" reúne mais de 100 receitas saudáveis e equilibradas, que vão desde as sopas, sumos, pratos de carne e peixe às sobremesas, para "se pôr a teoria na prática do dia-a-dia", diz Ana Pires, nutricionista da Danone, empresa que patrocina o livro.
A apresentação do livro contou também com a presença do presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, Davide Carvalho, e de António Guerra, da Sociedade Portuguesa de Pediatria.


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB