Comportamento, aprendizagem e "ensinagem" na ordem e desordem da sala de aula
autor: João Lopes
Psiquilibrios Edições | Preço: 16.15 €
Este livro é um sucedâneo do livro Problemas de comportamento, problemas de aprendizagem e problemas de ensinagem, anteriormente publicado pela Quarteto, pretende apresentar uma revisão de fundo dos conteúdos de forma a adaptar o livro às alterações do conhecimento científico e da evolução do sistema educativo.
As ideias fundamentais que neste livro se defendem são duas: (1) os professores podem, devem e são capazes (salvo situações excepcionais) de evitar a indisciplina, desde que possuam as necessárias competências de organização e gestão de sala de aula, sobre as quais se sabe hoje o suficiente para que sejam ensinadas nos cursos de formação inicial de professores ou em acções de formação contínua; (2) o ensino é em si mesmo terapêutico, pelo que uma das melhores formas de promover a saúde mental dos alunos é ensiná-los bem, com entusiasmo e persistência. Alienar as responsabilidades em terapeutas, assistentes sociais, administradores, polícia, etc. (salvo, insisto, em casos excepcionais), é a forma mais directa de exibir impotência e incapacidade perante os alunos (os quais, como se sabe, raramente perdoam as fraquezas alheias) e abrir uma caixa de Pandora de (im)previsíveis consequências.