FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Sugestões do Portal

 



O que é o 10:10?

Ideias simples para uma vida verde e mais feliz!
O que é o 10:10?

É uma ideia inspirada no projecto 10:10 britânico (1010uk.org), um esforço nacional para reduzir as emissões de carbono do Reino Unido em 10% até ao fim do ano de 2010.

A raiz do 10:10 é uma lista de 10 objectivos muito simples que as famílias participantes se comprometem a tentar alcançar durante o ano.

UM grupo de pessoas achou que era interessante tentar imitar o 10:10 em Portugal. Essencialmente, pegaram nos 10 objectivos do 10:10 britânico, traduziram para português, e fizeram algumas melhoramentos que passaram a ser possíveis por haver muito menos participantes.

O que significa mesmo participar na ideia?

- Ler a checklist e estar de acordo com ela. Este é o primeiro passo, antes de participar. Existe uma checklist com 10 objectivos, cada qual tentando reduzir em 10% o impacto de diferentes fontes poluidoras (desde o uso excessivo de transportes poluentes, ao desperdício de energia ou água, ao consumismo exagerado).

- Experimentar ideias para alcançar cada um dos 10 objectivos.

- Partilhar as ideias de cada um com os outros.

Checklist

1. Voa menos, faz férias mais perto de casa.
Troca o o avião pelo comboio, faz férias mais perto de casa, menos vezes e mais longas, e experimenta fazer planos em que te moves de bicicleta ou a pé quando chegas ao destino – igual tempo de descanso, muito menos emissões.

2. Poupa 10% em electricidade
Poupa muito dinheiro substituindo as lâmpadas incandescentes por mais economizadoras, trocando o frigorífico por um modelo mais recente, e desligando tudo em casa sempre que não está a ser usado (sem deixar no modo standby, que gasta bem mais que desconfiamos). No Inverno, veste mais camisolas dentro de casa, baixa os termostatos do aquecedores e fecha as portas das divisórias para não desperdiçares calor a aquecer corredores e outros espaços desnecessários. Usa as contas da luz para comparar 2009 com 2010. Objectivo: poupar 10%. (Se produzes a tua própria energia por painéis fotovoltaicos ou eólica, estás isento.)

3. Conduz menos.
Cada semana, deixa o teu carro em casa um dia a menos que o que fazias em 2009. Anda a pé, de bicicleta ou usa os transportes públicos. Com um ou mais colegas, partilhem um carro no percurso para o trabalho. Cada um estima quantos dias de uma semana normal pegava no carro, em 2009. Objectivo: em cada semana de 2010, deixar o carro parado pelo menos num desses dias. (Quem não usa carro não tem que fazer nada.)

4. Come melhor .
A fruta e os vegetais da época produzem menos emissões e são melhores porque são menos processados artificialmente. Evita comprar ingredientes do estrangeiro, porque custam muito mais energia no transporte. Lá em casa, cada semana, faz um pequeno almoço, um almoço e um jantar sem carne nem lacticínios – porque a sua produção causa muitas emissões. Objectivo: fazer isso em todas as semanas de cada mês de 2010.

5. Sê um consumidor inteligente.
Menos coisas produzidas e consumidas = menos emissões = menos mal para o clima. Por isso compra coisas de alta qualidade que durem, repara coisas estragadas em vez de as deitares fora, compra e vende coisas em segunda-mão ou pede emprestado aos teus vizinhos e amigos. Lá em casa seguem estes princípios? Então conseguiram.

6. Deita menos lixo, e separa o que puderes para reciclar.
Evita comprares coisas que venham dentro de embalagens excessivas ou coisas que vão directamente para o lixo depois de usadas uma vez. Recicla tudo o que for possível na zona onde vives. Embalagens, papel, cartão, vidro, pilhas, rolhas de cortiça, óleos, mais? E, caso tenhas jardim, faz compostagem.

7. Não desperdices comida…
Em média deitamos fora dezenas de euros de comida todos os meses. Por isso não compres nem cozinhes mais que aquilo que precisas e come esses restos saborosos. Objectivo: cada mês, não deitar nenhuma comida (crua ou cozinhada) para o lixo.

8. …nem água…
A água canalizada que chega à tua torneira custa muita energia, por isso toma duches em vez de banhos de imersão, fecha a torneira quando estiveres a por o champô no cabelo ou a escovar os dentes, re-utiliza água limpa para regares as plantas e liga as máquinas de lavar roupa ou louça só quando estiverem cheias. Compara a conta da água de 2009 com a de 2010. Objectivo: poupar 10%.

9. …nem gás
Aquece apenas a água que precisa de ser aquecida, na cozinha e na casa de banho nem sempre é necessário abrir a torneira da água quente. Não enchas a panela com água em demasia, tapa-a, coloca-a numa boca do fogão que não seja demasiado grande e, sempre que puderes, usa panelas de pressão. Compara a conta da água de 2009 com a de 2010. Objectivo: poupar 10%.

10. Sente-te mais feliz e saudável.
É Dezembro de 2010… Estás mais saudável porque passaste a andar mais a pé ou de bicicleta, fizeste novos amigos trocando coisas em segunda-mão e partilhando o carro, e poupaste muito dinheiro… E sabes que fazes parte do esforço global para reduzir as nossas emissões.

Mais informações em:
www.1010global.org/pt


<<  voltar  |  topo






Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB

T
o
p
o