Um estudo publicado no jornal norte-americano Pediatrics conclui que as crianças que se deitam a horas irregulares têm muito mais probabilidades de desenvolver problemas ao nível do comportamento como hiperactividade ou conflito com os pares, escreve a AFP.
De acordo com a investigação, a falta de rotina na hora de deitar provoca problemas ao longo de toda a vida da criança. Quando os horários são muito instáveis, os ritmos naturais do corpo são interrompidos e provocam privação de sono, prejudicando o desenvolvimento do cérebro da criança e a capacidade de controlar alguns comportamentos, conclui o estudo.
"Não ter horários fixos de dormir induz um estado no corpo e no cérebro semelhante a um ‘jet lag’", refere no artigo Yvonne Kelly, da University College London.
O estudo analisou as rotinas de sono de mais de 10 mil crianças de 3, 5 e 7 anos, tendo em conta os problemas comportamentais relatados por professores e pais. Hiperactividade, condutas erradas, conflitos com os pares e dificuldades emocionais foram as condições mais observadas nas crianças com rotinas de sono irregulares.
Os problemas decorrentes dos maus hábitos de sono agravam-se com o desenvolvimento da infância. No estudo, foram as crianças de três anos que demonstraram mais inconsistência na rotina de dormir: uma em cinco não tem hora fixa para se deitar.