A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) quer incentivar as crianças até aos 10 anos a consumirem mais fruta diariamente e inverter a estatística nacional do consumo destes produtos que é de apenas dois por cento.
Para tal, a APCOI vai desenvolver, a partir de terça-feira, em várias escolas do país, o projeto "Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável".
A APCOI, organização sem fins lucrativos que centra a sua atividade na promoção da saúde das crianças com projetos de prevenção, formação e investigação sobre sedentarismo, má nutrição, obesidade infantil e restantes doenças associadas, pretende com esta iniciativa incentivar o consumo de fruta no lanche escolar nos jardins-de-infância e escolas do primeiro ciclo.
Este ano, a aposta da APCOI vai, mais uma vez, para iniciativas dirigidas às crianças, uma vez que a "a prevenção da obesidade infantil deve ser uma prioridade, ainda para mais numa altura em que a preocupação maior a nível nacional é a economia", considera o presidente da organização Mário Silva.
O responsável defende igualmente que "prevenir a obesidade infantil é poupar a saúde das futuras gerações e evitar o desperdício de milhares de euros para remediar o problema quando ele já está instalado".
Com um ano de existência, a APCOI faz um "balanço positivo" da sua atividade, adiantando que 954 crianças foram atendidas em rastreios nutricionais gratuitos, 1.627 crianças reforçaram os seus conhecimentos sobre alimentação saudável através de jogos pedagógicos realizados em escolas ou eventos infantis e 2.625 peças de fruta foram distribuídas em ações de sensibilização.