Os Idosos e as grávidas vão beneficiar da iniciativa já em Maio.
As crianças vão ser abrangidas pelo programa de saúde oral do Governo, tal como as grávidas e os idosos. As crianças vão ter direito ao cheque-dentista. Os mais novos só vão poder beneficiar da ajuda a partir de 2009, enquanto que os idosos e as grávidas começam em Maio a tratar gratuitamente dos dentes.
De acordo com a Ordem dos Médicos Dentistas, mais de metade dos portugueses não pode pagar uma consulta de medicina dentária privada. O plano do Governo prevê a atribuição de cheques-dentista em clínicas privadas.
As grávidas vão ter direito a três cheques-dentista durante a gravidez, no valor máximo de 120 euros. Os idosos vão receber dois cheques por ano, num máximo de 80 euros. Setecentas mil crianças, na faixa etária dos três aos 16 anos, vão também beneficiar do projecto, com dois cheques anuais.
Num futuro próximo, o plano deve ser alargado a outros grupos de risco, como os diabéticos. A iniciativa envolve 2 200 dentistas e estomatologistas em Portugal e deve custar mais de 20 milhões de euros ao Estado.