Saúde Puericultura Pré-mamã e Mamã Educação Desenvolv. Infantil Desporto Festas Infantis Material Didáctico Actividades Lúdicas Vestuário Casa e Decor Transportes Produtos Biológicos Yoga Massagem Infantil Seguros e Finanças Viagens e Lazer Animais Ofertas Formativas Artigos 2ª Mão

Publicidade




Ler uma História

Os mil pássaros de Sadako (2ª parte)



ler história


Receitas da Semana

Cake Pops



ver receita


Venda de Livros

 


 
FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



Crianças deixam contactos em blogues
03-09-2007
Fábrica de Conteúdos
A Polícia Judiciária (PJ) alerta para o facto de centenas de crianças estarem a deixar os seus contactos em sites infantis, como é o caso de um blogue sobre a novela Chiquititas, onde números de telemóvel e moradas são revelados por miúdos que sonham ser actores.

O inspector Baltazar Rodrigues, responsável pela equipa de combate ao crime informático da PJ refere que as informações ficam disponíveis a qualquer pessoa, incluindo pedófilos, alertando para o facto de existirem sítios na Internet dirigidos aos mais novos que são frequentemente "alvos preferenciais" destes indivíduos.

Entretanto, a agência Lusa conseguiu, em poucas horas, falar directamente com nove crianças que tinham deixado os seus contactos nos referidos sites, sendo que duas gémeas, de 10 anos, "chegaram mesmo a dizer que estavam sozinhas em casa até ao final do dia".

A Lusa refere ainda que para além de "disponibilizarem inocentemente todo o tipo de informações, era fácil perceber quais os seus interesses".

Baltazar Rodrigues garante ainda que são "crianças que não são obrigadas a ter cuidado, elas ainda não têm capacidade para desenvolver procedimentos de segurança. Os sítios na Internet com um target definido, onde pode existir contacto interpessoal, tornam-se alvos preferenciais de pedófilos".

O inspector refere ainda que, a fim de minimizar eventuais perigos, os sites poderiam colocar na página principal termos e condições de utilização que proibissem a publicação de determinadas informações, sendo que, desta forma, "seria fácil retirar contactos".

Contactados pela Lusa, os responsáveis por dois destes sítios, o blogue Chiquititas e História do Dia, garantiram que iam retirar os dados existentes, segundo refere o Jornal de Notícias.



<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2014
Desenvolvido por:
 CCEB