Saúde Puericultura Pré-mamã e Mamã Educação Desenvolv. Infantil Desporto Festas Infantis Material Didáctico Actividades Lúdicas Vestuário Casa e Decor Transportes Produtos Biológicos Yoga Massagem Infantil Seguros e Finanças Viagens e Lazer Animais Ofertas Formativas Artigos 2ª Mão

Publicidade




Ler uma História

Um gato debaixo do pinheiro de Natal



ler história


Receitas da Semana

Cake Pops



ver receita


Venda de Livros

 


 
FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



Realizado 1º Transplante de células do cordão umbilical em Portugal
21-06-2007
Lusa
O primeiro Transplante de células estaminais do sangue do cordão umbilical criopreservadas num banco privado português realizou-se em Fevereiro e permitiu salvar a vida de uma criança de 14 meses, segundo anunciou a empresa Crioestaminal.

A intervenção foi realizada a 19 de Fevereiro no Instituto Português de Oncologia do Porto, mas só agora foi divulgada publicamente, depois de estar comprovado o sucesso do Transplante.

A criança encontra-se a recuperar bem em casa, deslocando-se apenas ao IPO/Porto para exames de controlo. "Os pais tinham guardado sangue do irmão desta criança na Crioestaminal, a quem o IPO/Porto recorreu quando lhe foi diagnosticada Imunodeficiência Combinada Severa", disse à Lusa fonte da empresa.

O diagnóstico da criança, residente em Coimbra, revelou uma redução significativa e quase ausência de linfócitos T CD8, o que poderia conduzir à sua morte. Este foi o primeiro Transplante com células estaminais do sangue do cordão umbilical que estavam criopreservadas numa empresa privada portuguesa.

O sangue do cordão umbilical já foi utilizado em mais de sete mil transplantes em todo o mundo para o tratamento de diversas doenças hemato-oncológicas, mas, em Portugal, apenas tinha sido utilizado até agora sangue armazenado em bancos públicos internacionais.


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2014
Desenvolvido por:
 CCEB