Saúde Puericultura Pré-mamã e Mamã Educação Desenvolv. Infantil Desporto Festas Infantis Material Didáctico Actividades Lúdicas Vestuário Casa e Decor Transportes Produtos Biológicos Yoga Massagem Infantil Seguros e Finanças Viagens e Lazer Animais Ofertas Formativas Artigos 2ª Mão

Publicidade




Ler uma História

Os mil pássaros de Sadako (1ª parte)



ler história


Receitas da Semana

Cake Pops



ver receita


Venda de Livros

 


 
FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



Livro infantil "A Flor de Abril" quer deixar "semente de cidadania"
23-04-2011
Lusa
  Deixar uma "semente de cidadania" junto das crianças é o objetivo do livro infantil "A Flor de Abril - uma história da revolução dos cravos", de Pedro Olavo Simões, que vai ser apresentado no sábado, no Porto.

"Tentei dar algum pragmatismo à história, transmitindo valores consensuais, como a democracia, o direito à diferença, o não desbaratar direitos conquistados como o direito ao voto. Para deixar uma sementezinha de cidadania junto dos mais novos, para que no futuro possam ser bons cidadãos", descreveu, em declarações à Lusa, Pedro Olavo Simões.

A história de um pai que conta ao filho a história do 25 de abril de 1974 serve de base para o relato do que aconteceu em Portugal há 37 anos e para falar do conceito de liberdade.

"Temos a liberdade, como a devemos acarinhar? No fundo é disso que falo. Liberdade e cidadania é o que quero transmitir", acrescenta o autor.

Em "A Flor de Abril" um pai, pintor, busca na memória as respostas à curiosidade do filho, que viu um cravo desenhado sobre o cano de uma espingarda.

Através da conversa entre os dois, fala-se do país que era Portugal antes da Revolução dos Cravos, e destaca-se a necessidade de acarinhar valores difíceis de conquistar.

Pedro Olavo Simões tem 44 anos, é jornalista do Jornal de Notícias desde 1990 e foi desafiado pela editora QuidNovi a escrever um livro sobre o 25 de Abril para um público infantil.

Nesta sua primeira publicação, optou por "uma linguagem simples e direta, para crianças", mas sem ser "infantilizadora".

O livro "A Flor de Abril - uma história da revolução dos cravos" tem ilustrações de Abigail Ascenso, e é apresentado no sábado, na FNAC de Santa Catarina, pelo escritor Manuel António Pina.


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2014
Desenvolvido por:
 CCEB