FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



Clã gravam Disco Voador para crianças
25-04-2011
Sol
  Os portugueses Clã entraram pela primeira vez no universo dos mais novos e gravaram o álbum 'Disco Voador' a pensar nas crianças enquanto espectadoras atentas e que gostam de ser desafiadas pela música.

Apesar do repertório pop rock dos Clã convocar habitualmente espectadores entre as crianças, "Disco Voador", a editar na terça-feira, assinala a estreia "quase inevitável" do grupo neste campo, mas sem facilitismos nem para a música nem para o público.

"O facto de em Portugal não haver assim tanta oferta quanto isso fez-nos pensar que podíamos algum dia experimentar fazer um projecto para miúdos", disse a vocalista dos Clã, Manuela Azevedo, à agência Lusa.

"Disco Voador" tem canções compostas pelos Clã a partir de letras da escritora Regina Guimarães.

"Musicalmente não íamos fazer música mais simples ou mais leve só porque era para miúdos. Tínhamos que os levar a sério como ouvintes, por isso íamos dar-lhes tudo o que sabemos", disse a cantora.

Os "supernovos", como chamou Manuela Azevedo, são os protagonistas das canções que falam da amizade, dos amores da adolescência e de coisas que não são politicamente corretas, como "comer chocolates".

Regina Guimarães "não é nada maternalista, leva-os a sério, desafia-os com conceitos esquisitos, com histórias estranhas e personagens que viram tudo do avesso. Não tem medo das palavras e das ideias", sublinhou.

Há canções que são "puro divertimento", como "Curta-metragem", outras que são um "exercício fonético divertido", como o "Chocolatando", e ainda outras que celebram "os amores", como "Embeiçados", uma espécie de "ode aos feios", porque "ser feio ou ter a boca torta não é impedimento para ser amado".

"Disco Voador" surgiu de uma encomenda do projecto "Estaleiro" de Vila do Conde, onde as canções já foram apresentadas ao vivo, tanto em palco como em escolas.

Aliás, a proximidade com os mais novos no ambiente escolar foi uma das premissas do grupo para este disco.

"Queremos articular a ida a uma cidade com visitas às escolas, com oficinas ou com sessões extra só para grupos escolares. Apesar de ter havido um trabalho de desenvolver uma programação cultural ainda há muito a fazer em relação ao que se pode levar aos miúdos e à formação do público jovem", disse Manuela Azevedo.

Para os Clã, que já existem há 18 anos, "Disco Voador" é também um processo de descoberta tão ou mais importante como para os "supernovos".

"Este disco não tem o peso de ser o sucessor de `Cintura´ [o álbum anterior], deixou-nos livres para fazer muitas coisas, recorrer a diferentes de instrumentos, formas de compor e de arranjar. Libertou-nos para descobrir outras coisas sobre o que é fazer canções. Foi um voo interessante de descoberta", disse Manuela Azevedo.

"Disco Voador" será apresentado ao vivo no dia 30 no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e a 04 de Maio na Casa da Música, no Porto.


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB