Saúde Puericultura Pré-mamã e Mamã Educação Desenvolv. Infantil Desporto Festas Infantis Material Didáctico Actividades Lúdicas Vestuário Casa e Decor Transportes Produtos Biológicos Yoga Massagem Infantil Seguros e Finanças Viagens e Lazer Animais Ofertas Formativas Artigos 2ª Mão

Publicidade




Ler uma História

O pato e a coruja



ler história


Receitas da Semana

Cake Pops



ver receita


Venda de Livros

 


 
FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



Enxaquecas de crianças e adolescentes relacionadas com cólicas quando bebés
18-04-2013
JN
  A ocorrência de enxaquecas em crianças e adolescentes, dos seis aos 18 anos, está associada a episódios de cólicas quando eram bebés, concluiu uma investigação divulgada esta quarta-feira.

O trabalho liderado pelo investigador Luigi Titomanlio, da Universidade Diderot de Paris, publicado no jornal da Associação Americana de Medicina, estudou a relação entre os dois tipos de dor, as cólicas registadas nos primeiros meses de vida e as enxaquecas, uma causa comum de dores de cabeça nas crianças e jovens.

"A presença de enxaquecas em crianças e adolescentes entre seis e 18 anos foi associada a uma história de cólica infantil", concluíram os cientistas, acrescentando que são necessários mais estudos sobre o assunto.

Enquanto 73% das crianças e adolescentes com enxaqueca tiveram cólicas quando bebés, somente 27% dos jovens do grupo de controlo tinha padecido daquelas dores nos primeiros meses de vida.

Participaram no estudo 208 crianças e jovens, entre seis e 18 anos, que recorreram aos serviços de urgência de três unidades hospitalares de pediatria europeias e cujos diagnósticos apontaram para enxaqueca.

O grupo de controlo teve 471 crianças que foram vistas nas mesmas unidades devido a traumatismos de menor relevância, explica a apresentação do estudo. Foram realizados questionários para identificar a história clínica dos jovens, nomeadamente a existência de cólicas quando eram bebés, para ambos os grupos.

Foi também estudado um segundo grupo de crianças, com dores de cabeça relacionadas com tensão, para testar as especificidades da relação entre enxaqueca e cólicas.

Os investigadores não encontraram a associação entre dores de cabeça e cólicas neste grupo de crianças.


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2014
Desenvolvido por:
 CCEB