Saúde Puericultura Pré-mamã e Mamã Educação Desenvolv. Infantil Desporto Festas Infantis Material Didáctico Actividades Lúdicas Vestuário Casa e Decor Transportes Produtos Biológicos Yoga Massagem Infantil Seguros e Finanças Viagens e Lazer Animais Ofertas Formativas Artigos 2ª Mão

Publicidade




Ler uma História

Um gato debaixo do pinheiro de Natal



ler história


Receitas da Semana

Cake Pops



ver receita


Venda de Livros

 


 
FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



Ciência explicada às crianças: quanto mede a espada de um jedi?
12-12-2012
IOL
  Programa do Ministério da Educação leva cientistas às escolas para responder a perguntas simples.

A escola pública continua a apresentar bons exemplos de dinamismo. Numa altura em que se questiona o seu papel e até a intervenção do Estado, surgem casos de esperança e sinais de bons trabalho. É o caso do programa "O Mundo na Escola", que tem várias dimensões e responde a questões pertinentes de uma forma simples.

Um desses vetores é o "Saber porquê", em que equipas de alunos e professores do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Secundário procuram respostas para as perguntas do concurso. O desafio é mostrá-las em vídeos de 3 minutos, com rigor e originalidade. Os vídeos produzidos pela equipa do Saber Porquê terão sempre um investigador como protagonista, que dará a sua resposta pessoal à pergunta colocada, servindo de inspiração.

Gonçalo Figueira, do Instituto Superior Técnico, explicou ao filho António quanto mede a espada de um Jedi.

Já o matemático Miguel Abreu, do Instituto Superior Técnico e da Sociedade Portuguesa de Matemática, explicou o que têm em comum as corujas e o GPS.

"O Mundo na Escola" é um programa dinamizado pelo Ministério da Educação e Ciência dedicado a diversas temáticas que, numa primeira etapa, incidirá sobre Ciência e Tecnologia, partindo-se depois para outras áreas, das artes à literatura. O objetivo é proporcionar uma oportunidade para que os alunos tenham contacto com os profissionais da área abordada, rentabilizar bons projetos já em curso e valorizar a experiência de quem no terreno tem desenvolvido as melhores práticas.

É dirigido pela Professora Ana Eiró, física, professora catedrática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com um vasto currículo em divulgação de ciência. O programa é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em colaboração com a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

Para além do concurso "Saber porquê", também está programada a itinerância de exposições e "Grandes Aulas", que levarão cientistas nacionais ao contexto escolar. Mais do que uma palestra, as "Grandes Aulas" são eventos que decorrem na escola, despertando a curiosidade dos alunos para temas da ciência, de forma dinâmica e envolvente e promovendo a observação e experimentação.


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2014
Desenvolvido por:
 CCEB