Saúde Puericultura Pré-mamã e Mamã Educação Desenvolv. Infantil Desporto Festas Infantis Material Didáctico Actividades Lúdicas Vestuário Casa e Decor Transportes Produtos Biológicos Yoga Massagem Infantil Seguros e Finanças Viagens e Lazer Animais Ofertas Formativas Artigos 2ª Mão

Publicidade




Ler uma História

O ladrão de palavras



ler história


Receitas da Semana

Cake Pops



ver receita


Venda de Livros

 


 
FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Artigos

 


Ver todos os artigos  |  Categorias


Alergias Alimentares: a medicina complementar como alternativa?
Fevereiro, 2010
Dra. Solange Burri - Consultora em Alimentação
Projecto babySol® - Segurança Alimentar e Nutrição Infantil


[ver mais artigos deste autor]
  Nos últimos anos, tem-se verificado, a emergente incidência de alergias, de variada ordem, nas populações. Adultos sem historial clínico alérgico evidenciam agora incompreensíveis e persistentes, casos de alergias que condicionam a sua qualidade de vida, não só pelos sintomas persistentes bem como pela toma de fármacos que oferecem desconfortáveis efeitos colaterais ao organismo.

  Contudo, lamentavelmente, as crianças, alvo susceptível de variadíssimas agressões ambientais e alimentares que o avanço da tecnologia impõe e a genética predispõe, são, por vezes, atacadas de modo exacerbado e cujo tratamento medicamentoso nem sempre é compatível com a faixa etária em que se insere. Esta situação é tanto mais grave, quanto mais jovem for a criança, razão pela qual, quando surgem alergias em Bebés, é excepcionalmente importante conhecer métodos alternativos, naturais, sem efeitos secundários para o pequeno ser e capazes de minimizar, ou até anular, a resistência alérgica infantil.

  Neste contexto, é possível citar, por exemplo, o elevado número de recém-nascidos que, apenas amamentados, evidenciam sintomas de alergias, em resultado de substâncias alergéneas que o leite da progenitora veicula e por vezes, de morosa percepção. Esta situação condicionará não só a restrita alimentação do Bebé como aumentará a ansiedade da mãe, que ainda que remova o alimento suspeito da sua alimentação, reconhece a responsabilidade extrema que a susceptibilidade alimentar do seu filho reporta.

  É pois, importante informar os progenitores, e outros encarregados de educação, para a existência, e eficácia, de métodos naturopatas, que existem à disposição do paciente infantil e capazes de anular os sintomas que as alergias alimentares exteriorizam.

  Que terapias complementares existem em Naturologia que possam ajudar as crianças, mesmo as de idade mais precoce, na luta das alergias alimentares?
  - Acupuntura
  - Massagem Sacrocraniana
  - Aqua-Bioenergética
  - Florais de Dr. Bach
  - Sais de Dr. Schüßler
  - Homeopatia

  Estas terapias deverão ser administradas por técnicos especializados, devidamente credenciados pela Câmara Nacional dos Naturologistas Especialistas das Terapias (CNNET), cujo custo varia de acordo com o tratamento a aplicar, e a duração do mesmo.

  As terapias apresentadas, naturais e de suave efeito, contribuem não só para minimizar o impacto das alergias alimentares mas também para fortalecer o imaturo sistema imunitário infantil.

  Qualquer um destes tratamentos não impede ou interfere com a medicina alopática/convencional caso o seu bebé esteja a ser seguido pelo médico de família ou pediatra. Contudo, saiba que a toma do alimento alergéneo deve ser controlada, pelo que deverá seguir estes cuidados se tem a seu cargo uma criança com susceptibilidades alimentares:

  • Elimine da dieta o alimento suspeito mas outros igualmente susceptíveis de despoletar alergias: soja, ovos, citrinos, frutos tropicais, morangos, etc.; Fique pois atenta aos rótulos alimentares onde estes ingredientes são discriminados;
  • Privilegie a amamentação durante o maior período de tempo;
  • A introdução de novos alimentos deve ser efectuada de forma gradual e sempre sujeita à autorização pediátrica;
  • Prefira alimentos de produção biológica, não só legumes e fruta, mas também carne e cereais.

Autor convidado: Victor Batista, Acupunctor-Naturologista, membro da CNNET n.º 99

Projecto babySol® - Segurança Alimentar e Nutrição Infantil
www.solangeburri.blogspot.com

[ver mais artigos deste autor]


<<  voltar  |  topo  |  Todos os Artigos





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2014
Desenvolvido por:
 CCEB