Da Alemanha, Dinamarca, Espanha e diversos locais de Portugal vêm as companhias para fazer a festa e colocar as marionetas e os objectos no papel principal, percorrendo os teatros da Artemrede - Teatros Associados, em divagação por localidades como Almada, Palmela, Moita, Sesimbra, Montijo, Alcobaça, Cartaxo e Santarém, entre 4 de Outubro e 27 de Novembro.
"Com umas Asas Enormes" é o espectáculo da alemã Figuren Theater Tübingen, que se baseia no conto do colombiano Gabriel García Marquez para apresentar o seu teatro de objectos e marionetas em versão portuguesa, contando com o apoio do Goethe Institut e narração de Jorge Sequerra.
Da Dinamarca, "Boxy George" conta, sem palavras, uma história para crianças dos 5 aos 10 anos sobre um menino que vivia sozinho e pensava que o seu mundo era perfeito.
"Dura Dita Dura" é o retrato que o português Teatro do Ferro faz do período opressivo vivido durante a ditadura do Estado Novo, recorrendo a sombras e objectos animados, vista pelos olhos de um menino a viver num país silenciado. E Lua Cheia – Teatro para todos regressa com "O Senhor de La Fontaine" onde as tradicionais fábulas se sucedem para agradar ao público.
"Pedra a Pedra" dos espanhóis Teatre de l’Home Dibuixat conta uma história com pedrinhas para miúdos dos 2 aos 6 anos enquanto João Calixto e Tiago Viegas recorrem ao teatro do gesto e às marionetas para narrar "As Pequenas Cerimónias" que se passam num café.
A S.A. Marionetas de Alcobaça traz uma estreia à festa. "Fado Portugal – Uma História de Faca e Alguidar" faz o retrato social do povo português através do fado, dando vida às personagens da tela "O Fado" (1910) do pintor José Malhoa.