Newsletter | nº 50
Olá!


Com o Carnaval pelo meio, Fevereiro começa a empurrar o frio para um cantinho na esperança de vislumbrar a Primavera.

Os dias, cada vez maiores, convidam a actividades de fim de tarde em família.

Não desperdice estes momentos preciosos e aproveite tudo o que eles lhe podem dar!
O Portal sugere-lhe dois artigos…


Promoção da saúde de crianças hospitalizadas pelo exercício de actividades artísticas: percepção dos profissionais, dos pais e das próprias crianças  
[ler artigo]
Rocha, D.M. & Carvalho

Famílias Tradicionais - Essenciais para o bom desenvolvimento dos Filhos?  
[ler artigo]
Pais para Sempre - Ass. para a Defesa dos Filhos de Pais Separados


O Timemesh foi criado por investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), para alunos dos 11 aos 15 anos. A ideia é que este jogo de aventuras, baseado em acontecimentos históricos reais, possa ser incluído nos planos curriculares de ensino, como nova ferramenta de aprendizagem.

As Descobertas Marítimas, a Revolução Industrial e a Segunda Guerra Mundial. São três os cenários escolhidos para este jogo de aventura desenvolvido pelos investigadores do GILT (Graphics, Interaction and Learning Thecnologies) do ISEP.

Aqui, os jogadores assumem o papel de um personagem que é enviado de volta no tempo, de forma a repor alguns dos acontecimentos que marcaram a nossa história. A tarefa é regressar ao passado e corrigir os eventos para que o nosso mundo volte ao caminho "normal". Mas, para isso, é necessário colocar os conhecimentos à prova.

Saiba mais aqui …


O IAC-CEDI, Centro de Estudos, Documentação e Informação sobre a Criança do Instituto de Apoio à Criança é a entidade promotora e organizadora do concurso escolar SE O MEU TELEMÓVEL VOASSE (ideia original do escritor José Fanha) que decorre a nível nacional entre 1 de fevereiro e 31 de maio de 2012.

Este concurso visa premiar os melhores projetos desenvolvidos no âmbito da temática DIREITO À DIFERENÇA – EU MAIS TU.

Apelando à criatividade das crianças e dos jovens, o projeto pretende contribuir para a defesa da não discriminação consignada no artigo 2º da Convenção Sobre os Direitos da Criança.

O concurso destina-se aos alunos dos estabelecimentos de ensino público e privado que frequentem o ensino básico, secundário e profissional, no ano letivo de 2011-2012.

Para conhecer o projeto e o regulamento do concurso vá a www.iacrianca.pt


É pelas iguarias que sairam das mãos carinhosas de mães e pais que muitas vezes recordamos, com um sorriso nos lábios, experiências de sabores e cheiros de infância.

Muitas vezes, as receitas partilhadas em família, trazem-nos verdadeiros fotogramas de momentos únicos e especiais: uns rissóis caseiros em que podiamos aproveitar a massa que sobrava para fazer uns laçarotes açucarados, uma gulosa lambidela no resto da massa de um delicioso bolo de chocolate, uma sensação de artistas quando recortavamos massa de bolachas com moldes criteriosamente escolhidos...

São estas memórias que nos levam a criar este espaço, promovendo um local onde possam ser partilhadas receitas saborosas para confeccionar em família.

Se desejar partilhar uma receita connosco envie-nos um email para geral@portaldacrianca.com.pt

Entretanto delicie-se em www.portaldacrianca.com.pt/receitas.php


Azul (Espectáculo de Dança) - Centro Cultural Vila Flor - Guimarães

Música Bebés & Papás - Biblioteca Municipal Professor Vieira Dinis - Paços de Ferreira

Visita temática em torno da cortiça/oficina - Museu de Santa Maria de Lamas

Só para bebés! - Quinta Pedagógica dos Olivais - Lisboa

Claro como Água - Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos - Lisboa

Mimar e Tocar - Biblioteca Municipal do Seixal

A Europa nas Estórias - Biblioteca Municipal António Ramos Rosa - Faro


O Portal da Criança irá divulgar na sua Newsletter de Março 2012 actividades realizadas para os mais novos nas Férias da Páscoa.

O Portal oferece-lhe, assim, uma excelente oportunidade de divulgação das suas actividades junto de um público-alvo altamente dirigido.

Para saber como entre em contacto connosco para o email geral@portaldacrianca.com.pt
  Visite-nos em: www.portaldacrianca.com.pt                                                                                                          Até breve!
No caso de pretender alterar o seu e-mail contacte-nos para newsletter@portaldacrianca.com.pt

se não quiser continuar a receber e-mails informativos clique aqui