FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Sugestões do Portal

 



Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa

"Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa"uma iniciativa do Instituto Piaget que, ao longo de 20 anos, congregou 22 mil textos de crianças, jovens e adultos. Projecto de Língua Portuguesa e aberto a todos os países de língua oficial portuguesa e seus migrantes.

O Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa pretende estimular toda a comunidade educativa para a aprendizagem da escrita e da leitura, baseada no prazer, no lúdico, na descoberta constante. Pretende reintroduzir a dimensão poética no sistema educativo e cultural. Pretende reintroduzir a nossa cultura literária infanto-juvenil na formação de leitores. Pretende capacitar todos os agentes educativos, de instrumentos, que lhes permitam estar presentes de forma activa na educação de um leitor, desde os primeiros anos de vida. O desenvolvimento do projecto implica uma formação contínua de professores e comunidade educativa, em geral, na área da escrita criativa, estimulando a implementação de espaços de criação poética no contexto escolar e familiar. Após a realização das acções com professores, alunos e pais sistematizam-se os resultados escritos, dando origem aos concursos poéticos do Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa.

O projecto do Cancioneiro envolve também uma vertente de investigação académica desenvolvida a partir dos textos enviados. Neste âmbito, o Instituto Piaget é responsável por um estudo longitudinal no percurso evolutivo da escrita poética das crianças, analisando o seu desenvolvimento para a idade adulta.

Para Rita Alves, professora coordenadora do Cancioneiro, esta é uma iniciativa literária única em Portugal. Há vinte anos que estimulamos educadores, professores, auxiliares, pais para a constante descoberta do prazer na escrita e na leitura. Há vinte anos que acreditamos e analisamos o desenvolvimento da capacidade de criação poética, no decurso da vida dos participantes. Há vinte anos que primamos a originalidade e a disponibilidade poética da Língua Portuguesa no mundo.

Com edições trienais, os concursos do Cancioneiro Infanto-Juvenil encerram com um simpósio ligado à temática da poesia. Nos dias 14 e 15 de Maio realizar-se-á, no Instituto Piaget em Almada o encerramento do 6º concurso, subordinado ao tema "Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa na prática educativa". Estarão presentes nomes da área da poesia tradicional e literatura para a infância e juventude, tais como: Álvaro Magalhães (escritor e membro SPA); Maria Teresa Meireles (Doutorada em Literatura Tradicional e Oral e membro do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional); Violante Magalhães (Doutorada em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e membro do Centro de Estudos Comparatistas da mesma Faculdade).

Para mais informações:

www.ipiaget.org/cancioneiro-infanto-juvenil/

cancioneiro@almada.ipiaget.org


<<  voltar  |  topo






Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB

T
o
p
o