FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Sugestões do Portal

 



Semana Europeia da Mobilidade - Tema 2008: Ar Puro para todos!

Um sonho ou uma realidade possível?

Nos últimos anos muitas preocupações surgiram face aos perigosos efeitos das emissões resultantes da acção do homem, especialmente no sector dos transportes. De facto, enquanto os transportes são essenciais para a funcionalidade das áreas urbanas, estes contribuem, igualmente, para uma série de problemas tais como, perda de produtividade e poluição do ar.

Actualmente a preocupação chave é o desenvolvimento de, políticas e programas que visem a redução da utilização do automóvel e, tecnologias alternativas, tais como veículos "verdes" e combustíveis mais limpos.

Já foram tomadas, a todos os níveis de governança, acções concretas para a redução das emissões de poluentes contudo, ainda há muito por fazer. É nossa responsabilidade directa combater este problema, mudando o nosso comportamento diário através de pequenas acções, mas eficazes, em prol do nosso ambiente. As autoridades locais desempenham um papel crucial na implementação de legislação, quer a nível nacional como europeu. Todavia, as autoridades locais necessitam do apoio de todos os stakeholders locais para se enfrentar o desafio de reduzir as emissões perigosas.

Dada a preocupação crescente dos europeus com a qualidade do ar que respiram, o lema da sétima edição da Semana Europeia da Mobilidade é "Um ar limpo para todos".
Incentivam-se as autoridades locais a organizarem actividades de sensibilização sobre o tema da qualidade do ar e a tomarem medidas permanentes com vista à redução das emissões de CO2 do sector dos transportes, aproveitando também esta semana para lançar as acções que tenham planeado e para ensaiar novas medidas no sector dos transportes com os seus munícipes e, assim, avançar no sentido de uma política de transportes mais sustentável em toda a Europa. É uma ocasião para se reflectir sobre a verdadeira finalidade das ruas das nossas cidades e vilas e para se debater soluções concretas para problemas urbanos como a poluição atmosférica.

fonte:
Portal da Agência Portuguesa do Ambiente


<<  voltar  |  topo






Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB

T
o
p
o