Saúde Puericultura Pré-mamã e Mamã Educação Desenvolv. Infantil Desporto Festas Infantis Material Didáctico Actividades Lúdicas Vestuário Casa e Decor Transportes Produtos Biológicos Yoga Massagem Infantil Seguros e Finanças Viagens e Lazer Animais Ofertas Formativas Artigos 2ª Mão

Publicidade




Ler uma História

Os mil pássaros de Sadako (1ª parte)



ler história


Receitas da Semana

Cake Pops



ver receita


Venda de Livros

 


 
FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Sugestões do Portal

 



"O meu brinquedo é um livro"

"O meu brinquedo é um livro"

A Associação de Professores de Português (APP) e a Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), juntaram esforços no Projecto "O meu brinquedo é um livro" que pretende fazer a promoção da leitura, a partir do berço.

O objectivo principal do Projecto é distribuir um livro a todas as crianças nascidas em Portugal.

Para isso:
1. Depois de analisar os livros disponíveis no mercado português escolheram um livro chamado "O Sonho de Mariana", de António Mota (texto) e Danuta Wojciechowska (ilustração) acompanhado por uma almofada desenhada pela mesma artista.

2. Redigiram o guia "Porquê ler ao meu bebé?" com conselhos de leitura para os pais.

3. Convidaram os municípios portugueses a comprarem ao editor, a baixo custo, e a oferecerem aos bebés nascidos de pais residentes no concelho, o pacote (constituído por livro + objecto + guia para pais).

4. Oferecem formação sobre a importância da leitura desde o berço a trabalhadores sociais indicados pelos municípios aderentes e sensibilizam os pais para esta questão, através de eventos públicos e através da comunicação social.

O projecto foi lançado no dia 2 de Abril de 2005, Dia Internacional do Livro Infantil e que nesse ano coincidiu com o 200º aniversário do nascimento de Hans Christian Andersen. O lançamento decorreu em Lisboa, na Escola Superior de Comunicação Social durante o XI Encontro Nacional da APEI e, simultaneamente, em 8 dos mais de 50 municípios que já aderiram.

Como aderir

Após a escolha do livro que constitui o pacote do Projecto (constituído por livro + objecto + guia para pais), as associações convidam os municípios portugueses a comprá-lo ao editor, a baixo custo, e a oferecerem-no aos bebés nascidos de pais residentes no concelho.

Para aderir ao projecto, e dessa forma beneficiar do conjunto de actividades desenvolvidas pel' "O Meu Brinquedo é um Livro", de onde se destacam os espaços de formação, orientados para técnicos, docentes e famílias, basta encomendar, através do endereço electrónico do editor, os pacotes necessários para proceder à sua distribuição aos recém nascidos do concelho.

As dinâmicas da distribuição dos pacotes e das actividades de promoção literácita são definidas pelos municípios, contudo, o Projecto conta com entidades parceiras que dinamizam e animam sessões de promoção dos livros e da leitura, que podem participar nestes momentos de lançamento do Projecto em cada Concelho.

O Livro Escolhido

Depois de analisar os livros disponíveis no mercado português, através de critérios previamente definidos por um grupo de educadores e professores, associados das associações promotoras, escolheram um livro chamado "O Sonho de Mariana", de António Mota (texto) e Danuta Wojciechowska (ilustração) acompanhado por uma almofada desenhada pela mesma artista.

Redigiram o guia "Porquê ler ao meu bebé?" com conselhos de leitura para os pais.

http://omb.no.sapo.pt/index.html


<<  voltar  |  topo






Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2014
Desenvolvido por:
 CCEB

T
o
p
o