FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Sugestões do Portal

 



Como era ser criança há 100 anos?

Encontre as respostas aqui…
Como era ser criança há 100 anos? Como eram os brinquedos? Por que livros se estudava? E como se entretinham os mais novos?

Canções e brincadeiras de há 100 anos, com advinhas, histórias e lenga-lengas que há um século faziam parte da vida quotidiana dos mais pequenos podem agora ser encontradas no sítio na Web República das Crianças.

Acessível em:
http://criancas.centenariorepublica.pt,
este sítio pretende dar a conhecer como era ser criança no tempo da I República e mostra não só o ambiente nas escolas e os manuais de há 100 anos, como muitos outros aspectos da vida quotidiana.

Com uma cinemateca, onde se encontram pequenos filmes do início do século XX, quando o cinema dava os primeiros passos, e ainda dotado de uma fonoteca, onde ser podem ouvir e conhecer as pautas das músicas da época, este sítio na Web tem bastante entretenimento e mostra até como construir os brinquedos que então faziam as delícias dos miúdos: o bufa-gatos, as gaitas, o pára-quedas e o carriço.

No Quiosque é possível ler as revistas de há 100 anos, como o ABCzinho, PimPamPum, Gafanhoto e O Pintainho, entre muitas outras e também conhecer a Banda Desenhada nos seus primórdios, em que imperaram as figuras imortais do Quim e Manecas, criadas por Stuart Carvalhais.

A biblioteca digital é uma das secções com mais brincadeiras, já que ali se encontram advinhas, lenga-lengas e histórias como a da Esperteza da Raposa ou a da Guerra do Grilo e do Leão, ambas escritas por António Sérgio em 1924.

As curiosidades relativas à vida de há um século têm igualmente direito a uma secção, o Sabias Que... e além da brincadeira há também uma secção sobre os Direitos das Crianças, onde se pode conhecer a legislação de Protecção à infância aprovada em 1911, pouco tempo depois da implantação da República.

Visite este sítio animado por figuras de banda desenhada actuais, que a pedido da Comissão nacional para as Comemorações do Centenário da República foram desenhadas em 2010 por Richard Câmara com base nas personagens do Quim e Manecas de Stuart.

Faça uma visita em:
http://criancas.centenariorepublica.pt


<<  voltar  |  topo






Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB

T
o
p
o