FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



Criança portuguesa dá nome a satélite
27-02-2012
Correio da Manhã
  Um dos satélites do programa europeu Galileo vai chamar-se Alexandre, o nome da criança vencedora do concurso de desenho, em Portugal, juntando-se a outras 26 denominações, uma de cada país da União Europeia.

Alexandre Lourenço de 10 anos foi o escolhido pelo júri nacional, composto pelo professor Fernando Carvalho Rodrigues, conhecido como o "pai" do primeiro satélite português, o professor Rui Agostinho, diretor do Observatório Astronómico de Lisboa, e o judoca Nuno Delgado, uma decisão agora anunciada pela Comissão Europeia.

A criança vencedora do concurso em cada um dos 27 Estados-membros da UE dará o seu nome a um satélite do Programa Galileo que será lançado para o espaço.

Alexandre recebeu um certificado e um troféu representativo do satélite real em sua homenagem, numa cerimónia, em Lisboa, no sábado, que contou com a presença dos membros do júri e dos 30 finalistas.

O júri justificou a escolha de Alexandre dizendo que "o tema Espaço e Aeronáutica neste desenho corresponde ao desafio lançado às crianças. É um trabalho bem concebido do ponto de vista da originalidade de expressão e das técnicas utilizadas, que o tornam esteticamente atrativo".

O concurso de desenho foi organizado pela Comissão Europeia, destinou-se a crianças com idades entre os nove e os 11 anos, dos países da UE, e os vencedores vão sendo anunciados ao longo do primeiro trimestre.

O Programa Galileo é o Sistema Global de Navegação por Satélite independente da Europa e irá lançar pelo menos 27 satélites, permitindo que a Europa se posicione na frente das tecnologias relacionadas com o Espaço.


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB