FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



Vacinação pode ajudar na prevenção do cancro infantil
07-02-2011
POP - Portal de Oncologia Português
  Um estudo, publicado no The Journal of Pediatrics, mostra que a vacinação infantil pode ser útil na prevenção de alguns tipos de cancro, em especial um tipo de leucemia, noticia a Bibliomed.

Realizada na Faculdade de Medicina Baylor, em Houston, nos EUA, a investigação mostra que as crianças que receberam determinadas vacinas podem ter menores probabilidades de desenvolver cancro.

Os resultados mostraram que quando a maioria das crianças tinham sido vacinadas contra a hepatite B, houve 20% menos casos de cancro infantil. Já nas localidades, onde além dessa vacina foram utilizadas outras, em especial a da poliomielite, as probabilidades de uma criança desenvolver leucemia linfoblástica aguda foi de 30 a 40% menor.

Menor risco de leucemia

"Isso não quer dizer que a criança vacinada não vá desenvolver a doença", esclarece o Dr. Michael Scheurer, um dos autores do estudo. Teorias anteriores mostram que algumas infecções podem tornar a criança mais susceptível ao desenvolvimento de tumores, em especial a leucemia, devido aos efeitos que provocam no desenvolvimento do sistema imunológico.

Realizado no Texas, o estudo analisou dados sobre o desenvolvimento de cancro infantil no estado entre 1998 e 2006, e encontraram um menor índice da doença nas localidades com maior taxa de vacinação.

Segundo o Dr. Scheurer, a maior descoberta do estudo foi a diminuição do risco de leucemia em áreas com uma elevada taxa de vacinação para hepatite B e poliomielite. "As pessoas vão começar a perceber os reais benefícios da vacina, não apenas para as doenças infecciosas a que eram destinadas a evitar, mas também a esse novo benefício", explicou o autor.


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB