Saúde Puericultura Pré-mamã e Mamã Educação Desenvolv. Infantil Desporto Festas Infantis Material Didáctico Actividades Lúdicas Vestuário Casa e Decor Transportes Produtos Biológicos Yoga Massagem Infantil Seguros e Finanças Viagens e Lazer Animais Ofertas Formativas Artigos 2ª Mão

Publicidade




Ler uma História

Os mil pássaros de Sadako (1ª parte)



ler história


Receitas da Semana

Cake Pops



ver receita


Venda de Livros

 


 
FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



Obesidade infantil tem origem em infeções virais
24-09-2010
Expresso
  Investigadores da Universidade da Califórnia desenvolveram um estudo, publicado na revista "Pediatrics", que relaciona a obesidade infantil a infeções de origem viral.

Este estudo, publicado este mês na revista "Pediatrics", foi desenvolvido por investigadores da Universidade da Califórnia, em San Diego.

Explora a ideia de que o adenovírus 36, único vírus que até hoje foi relacionado com o excesso de peso, é causador de uma em 50 estirpes que originam doenças como gastrenterites, conjuntivites ou pneumonias e que as crianças expostas a esse vírus tem tendência a ter mais peso.

Foram examinadas 124 indivíduos entre os 8 e os 18 anos e identificados os que tinham sido expostos a este vírus através da análise de anticorpos contra o adenovírus 36.

Assim, conseguiu estabelecer-se uma ligação entre os que apresentavam um resultado positivo para esses anticorpos e o seu índice de massa corporal.

Número inconclusivo mas significativo

O resultado final é de que 78% das crianças e jovens expostas ao vírus são obesas, que embora não seja conclusivo é considerado pelos cientistas um número significativo.

"Muitas pessoas acreditam que a obesidade é provocada pela própria criança, ou resulta de uma falha dos pais. Está na altura de deixar de passar atestados de responsabilidade para desenvolver estudos que melhorem a prevenção e o tratamento", defende Jeffrey B. Schwimmer, que lidera a equipa de investigação.


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2014
Desenvolvido por:
 CCEB