FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



Cada vez mais jovens com tendinites
18-07-2010
DN Ciência
  Apesar de as tendinites nos pulsos surgirem cada vez mais cedo, são raros os casos com crianças, mas há que ter cuidado.

As tendinites nos pulsos aparecem cada vez mais cedo. Se antes era mais normal surgirem em pessoas com 40 ou mais anos, que tinham empregos que obrigava a movimentos repetitivos durante muitos anos, agora alguns jovens de 20 já começam a procurar o médico com o mesmo problema.

"São cada vez mais novos a aparecer no meu consultório. A maioria tem a tendinite devido ao uso excessivo do computador, e sobretudo do rato", admitiu o ortopedista Paulo Amado. Com a sociedade actual a depender cada vez mais dos computadores, o clínico concorda que a tendência seja para os casos surgirem cada vez mais cedo.

Porém, para já, é muito raro crianças contraírem uma tendinite no pulso. "As crianças têm a capacidade de recuperar muito mais rápido de lesões, comparativamente com os adultos", referiu Fernando Cruz, ortopedista especialista de mãos do Hospital dos Lusíadas. Ou seja, a resistência das crianças a este tipo de lesões é maior do que nos adultos.

Isso não significa, contudo, que não tenham de ter cuidados, pois quando chegarem à idade adulta, os movimentos repetitivos realizados na infância e adolescência podem ter consequências.

Além dos computadores, há ainda a preocupação com as consolas, que já provocaram tendinites em jogadores que passam muitas horas com os comandos nas mãos, mas Paulo Amado alerta ainda para o caso dos telemóveis.

"Estamos a falar de casos muito raros, é certo, mas também os telemóveis podem provocar tendinites, principalmente a nível do polegar por causa das mensagens escritas. É esta a evolução da sociedade, depende de cada um tomar precauções quanto aos movimentos os repetitivos", avisou.


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB