FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



EUA apontam o dedo a Portugal no que respeita a Direitos Humanos
26-02-2009
Jornal Digital
  No habitual relatório anual sobre Direitos Humanos elaborado pelo Departamento de Estado norte-americano, Portugal é apontado por abusos da polícia e dos guardas-prisionais, más condições nas cadeias, violência contra mulheres e crianças e o tráfico de mão-de-obra e de mulheres.

   O documento refere que, no ano passado, a Inspecção-Geral da Administração Interna investigou "denúncias de maus-tratos e de abusos cometidos pela polícia portuguesa e pelos guardas prisionais".

   Segundo o relatório, ontem divulgado, o Governo português "geralmente respeita os direitos humanos dos cidadãos" mas adianta que "existem problemas em algumas áreas".

   O documento foca também a violência doméstica, referindo que "7.391 casos de violência foram reportados durante os seis meses (de 2008) pela Associação de Apoio à Vítima (APAV), dos quais mais de 89 por cento envolveram violência doméstica".

   O relatório alerta também para o facto de o tráfico de mulheres e crianças para exploração sexual e o tráfico de crianças para trabalho escravo serem problemas que Portugal continuou a evidenciar no ano passado realçando que o território português é prioritariamente um destino e um ponto de trânsito para mulheres, homens e crianças traficadas do Brasil, Europa de Leste e, em menor dimensão, de África.


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB