Saúde Puericultura Pré-mamã e Mamã Educação Desenvolv. Infantil Desporto Festas Infantis Material Didáctico Actividades Lúdicas Vestuário Casa e Decor Transportes Produtos Biológicos Yoga Massagem Infantil Seguros e Finanças Viagens e Lazer Animais Ofertas Formativas Artigos 2ª Mão

Publicidade




Ler uma História

A princesa que perdeu a fala



ler história


Receitas da Semana

Cake Pops



ver receita


Venda de Livros

 


 
FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



Paixão dos artistas plásticos pelo universo infantil
04-02-2009
Rádio Renascença
  O Museu de Serralves apresenta, a partir de 7 de Fevereiro, uma exposição de livros e publicações de artista intitulada "Do Rato Mickey a Andy Warhol".

   A mostra, que é comissariada pelo belga Guy Schraenen, que já foi responsável pela a exposição "Capas de Artista de Discos de Vinil", que o Museu de Serralves apresentou em 2008, vai ser apresentada na Biblioteca do Museu.

   A exposição apresenta vários trabalhos que têm como ponto de partida o imaginário infantil, incluindo diversas publicações relacionadas com criação/manipulação de originais e com livros para crianças que dirigem a nossa atenção para a arte contemporânea.

   Há várias décadas que inúmeros artistas recorrem à literatura infantil com o intuito de criarem obras novas inspiradas na imagem, no design e na forma do livro para crianças, destituindo-os da sua função original para realizar recriações.

   Entre esses artistas contam-se nomes como Sol Lewitt, Dieter Roth, Christian Boltanski, Munari, Erró, Claes Oldenburg, Roy Lichtenstein, Augusto de Campos, Richard Long, Lawrence Weiner, Andy Warhol, Bernard Villers, Niki St Phalle, Da Silva, El Lissitsky, Claus Bhoemler, Annette Messager e Keith Haring, entre outros.

   O aspecto habitual da banda desenhada, o seu conceito artístico e os seus heróis inspiraram muitos artistas contemporâneos.

   Exemplos disto são os quadros de Erró e Lichtenstein, a forma de Rato Mickey concebido por Oldenburg, o álbum de fotografias de sócios do clube do Rato Mickey de Boltanski, ou o livro de Claus Bhoemler que utilizava carimbos com a imagem do Pinóquio.

   Vão também estar incluídos nesta exposição livros de colorir concebidos por artistas como Andy Warhol ou Keith Haring.


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2014
Desenvolvido por:
 CCEB