FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



Construção de novas escolas é uma prioridade
08-05-2008
Diário XXI
  Sócrates assegurou que a Educação, em especial a construção de novas escolas, é uma prioridade do Quadro de Referência Estratégico Nacional(QREN)

   "A orientação que demos ao QREN é que devia atribuir uma especial prioridade às candidaturas dos centros escolares", afirmou José Sócrates, ontem no Porto.

   O primeiro-ministro considerou a cerimónia de assinatura de 126 projectos para a construção ou reabilitação de centros escolares, com 56 câmaras do Norte do País, uma prova de que "a Educação é uma prioridade do QREN".

   Quando os projectos estiverem finalizados, serão disponibilizadas 1400 salas de aula, num investimento de 142 milhões de euros.

   "Por falta de coragem política convivemos durante anos a fio com situações que davam como consequência a exclusão e o abandono escolar", frisou Sócrates, acusando os anteriores governos de não terem apostado numa reforma da Educação, nomeadamente no encerramento de escolas com menos de 10 alunos que, para o governante, "prejudicam essas crianças, prejudica o sistema de ensino".

   A "mudança muito significativa, muito profunda e ambiciosa" levada a cabo por este governo nas escolas do ensino básico, acrescentou Sócrates, "representará o que será o País do futuro".

   Salientou que, há três anos, apenas 20 por cento das escolas primárias davam refeições aos alunos, contra uma taxa actual de 80 por cento. Sócrates destacou ainda a "celeridade" com que os projectos são aprovados, considerando que a rapidez "deve servir de referência e de exemplo para todos os programas operacionais e áreas de financiamento que o QREN cobre".


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB