Saúde Puericultura Pré-mamã e Mamã Educação Desenvolv. Infantil Desporto Festas Infantis Material Didáctico Actividades Lúdicas Vestuário Casa e Decor Transportes Produtos Biológicos Yoga Massagem Infantil Seguros e Finanças Viagens e Lazer Animais Ofertas Formativas Artigos 2ª Mão

Publicidade




Ler uma História

Um gato debaixo do pinheiro de Natal



ler história


Receitas da Semana

Cake Pops



ver receita


Venda de Livros

 


 
FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



APSI aconselha coletes reflectores para andar de bicicleta
23-04-2008
Diário Digital / Lusa
  A Associação Para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) alertou hoje para a necessidade das crianças usarem colete reflector quando andam de bicicleta para serem mais visíveis, evitando assim acidentes e atropelamentos. Segundo a APSI, os atropelamentos e os acidentes com crianças condutoras de bicicletas causam cerca de cinco vítimas por dia e aproximadamente 16 mortes por ano.

   Só este ano, segundo o registo de recortes de imprensa da APSI, já foram atropeladas mais de 26 crianças e quatro sofreram acidentes com bicicletas em ambiente rodoviário.

   Muitos destes acidentes, segundo a associação, podem ser evitados. Para além de ser fundamental reduzir a velocidade, quanto mais cedo o condutor vir a criança, mais tempo terá para reagir e evitar o embate e o atropelamento.

   Para ajudar à detecção precoce da criança, é importante que esta esteja bem visível, o que é facilitado pela utilização de roupas claras e com materiais reflectores.

   As crianças, explica a associação, estão mais expostas à ocorrência de acidentes enquanto peões ou condutores de bicicleta dada as suas características e comportamentos.

   APSI aconselha coletes reflectores para andar de bicicleta.

   A baixa estatura e campos visuais mais reduzidos, as dificuldades em avaliar situações complexas de trânsito e a maior exposição ao risco são aspectos que os tornam mais vulneráveis.

   Em visitas de estudo ou deslocações a pé, quando andam de bicicleta ou em caso de acidentes ou avaria no automóvel, e em que seja aconselhável sair do veículo, a criança deve usar um colete reflector homologado de acordo com a norma europeia EN1150 (reflectores para uso não profissional/lazer).

   Aumentar a visibilidade das crianças é, na opinião da APSI, importante a qualquer hora do dia, mas ainda mais em dias chuvosos ou com nevoeiro, de madrugada, ao fim do dia ou à noite.


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2014
Desenvolvido por:
 CCEB