FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



Crianças que dormem menos correm mais risco de serem obesas
11-04-2008
Diário Digital
  As crianças que dormem menos de 12 horas e vêem demasiada televisão têm maior tendência para ter um peso excessivo antes da idade escolar, de acordo com um estudo realizado pela Escola de Medicina de Harvard, nos EUA.

   A pesquisa, publicada na revista Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine, baseou-se nas informações, fornecidas pelas mães, sobre os hábitos dos seus filhos, além de medições directas do peso e da estatura das crianças, concluindo que existe uma relação entre o sono e a obesidade.

   O efeito do pouco tempo de sono é reforçado pela televisão, já que "os dois comportamentos, independentes ou em combinação, envolvem risco", segundo a autora principal da investigação, Elsie Taveras, que indicou ainda que é possível que a explicação esteja no efeito que tem o sono ao nível hormonal.

   As crianças privadas de sono produzem uma hormona que promove a sensação de fome e menos leptina, a hormona que transmite a sensação de saciedade. Por outro lado, ver muita televisão reduz o tempo de exercícios e, consequentemente, a eliminação de calorias, além de que promove a alimentação a horas irregulares.

   "Deve haver regularidade no sono das crianças, é muito importante estabelecer um horário", concluiu Michelle Cão, da Clínica para os Transtornos do Sono, da Universidade de Stanford, que escreveu a nota editorial do estudo. Pat Prinz, da Universidade de Washington, acrescentou que, quanto mais activas forem as crianças durante o dia, melhor dormirão à noite.


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB