Saúde Puericultura Pré-mamã e Mamã Educação Desenvolv. Infantil Desporto Festas Infantis Material Didáctico Actividades Lúdicas Vestuário Casa e Decor Transportes Produtos Biológicos Yoga Massagem Infantil Seguros e Finanças Viagens e Lazer Animais Ofertas Formativas Artigos 2ª Mão

Publicidade




Ler uma História

Havemos de nos encontrar (1ª parte)



ler história


Receitas da Semana

Cake Pops



ver receita


Venda de Livros

 


 
FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Venda de Livros
  |  
Pais e Profissionais

 



Competências Sociais: aspectos comportamentais, emocionais e de aprendizagem

autor: João Lopes, Robert Rutherford, M Conceição Cruz, Sarup Mathur & Mary Quinn (2006).

1ª Edição (2006)  |  Psiquilibrios Edições  |  Preço: 16.15 €

Encomendar

Nome:


Morada:


Localidade:




Email:


C. Postal:


Telefone:


Endereço para entrega dos livros:
(preencher apenas se for diferente da sua morada)



Encomenda:
 Competências Sociais: aspectos comportamentais, emocionais e de aprendizagem  16.15€
 Acresce portes
 TOTAL sem portes:  16.15€





Escrever sobre competências sociais, sobretudo quando aplicadas ao contexto escolar, constitui simultaneamente uma necessidade e um risco. Uma necessidade, dado que não é fácil encontrar no mercado editorial português um qualquer tipo de publicação que aborde esta temática de forma aprofundada e que tenha em conta o que a investigação especializada tem produzido nos últimos anos. Uma necessidade ainda, porque essa mesma investigação evidencia a importância decisiva destas competências para o sucesso escolar, vocacional, profissional, conjugal, familiar, social, etc. Um risco, porque este conceito tem servido para sustentar práticas escolares de acordo com as quais as escolas são fundamentalmente locais de socialização e (muito) secundariamente locais de aprendizagem académica, perspectiva com que, de todo, não nos identificamos.
Espera-se com este livro evidenciar que as competências sociais podem e devem ser ensinadas, relembradas ou treinadas a qualquer hora e a qualquer momento, pelo que, prever espaços próprios, disciplinas ou sessões específicas para o fazer, constitui não só uma perda de tempo, como se revela contraproducente. Na verdade, para ser útil e eficaz, o ensino e prática das competências sociais deve ter um peso significativo mas não desmesurado e sobretudo não pode sobrepor-se sistematicamente às aprendizagens académicas, das quais aliás, essas competências em larga medida dependem e derivam.


Índice da obra:
Parte I - Competências sociais: Definições, enquadramento e aplicações
1. Competências Sociais: Enquadramento temático
Definição do constructo de competência social
Avaliação dos défices de competências sociais
Identificar o que deve ser ensinado
Métodos de instrução
Aceitação social

2. Competência Social, relação com o grupo de pares e estatuto sociométrico
I - Desenvolvimento e relação com o grupo de pares
1 - Grupo de pares e processos de socialização
2 - Competência social (constructo integrado)
II – Comportamento, rendimento escolar e integração no grupo de pares
1 – Padrão comportamental e predição do estatuto social
2 - Cognição social versus estatuto sociométrico
3 - Estabilidade do comportamento e estatuto social no grupo de pares

3. Factores de risco no desenvolvimento de competências sociais, emocionais, comportamentais e de aprendizagem
Factores de risco e factores protectores do desenvolvimento escolar e comportamental
Factores da ecologia familiar
Factores relativos aos estilos de educação parental
Envolvimento
Rendimento escolar, Problemas de Comportamento e Problemas Emocionais
O sentido da relação entre problemas de aprendizagem e problemas de comportamento
Perturbações Emocionais em Contexto Escolar: A face oculta dos problemas de aprendizagem


Parte II - Métodos e técnicas de ensino de competências sociais em contexto escolar
1. Aprendizagem Cooperativa
Porque é que a aprendizagem cooperativa resulta?
Condições que influenciam a eficácia da aprendizagem cooperativa
Linhas de orientação para implementar grupos de aprendizagem cooperativa

2. Lidar com a ira
Porque resulta o controlo da Ira
Condições que influenciam o controlo da Ira
Linhas de orientação para o controlo da Ira
3. Autocontrolo
Porque funcionam as estratégias de Autocontrolo
Condições que influenciam a eficácia do Autocontrolo
Linhas de orientação para implementar Estratégias de Autocontrolo
4. Reforço Social
Porque resulta o Reforço Social
Condições que influenciam a eficácia do Reforço Social
Linhas de orientação para a utilização do Reforço Social
Linhas de orientação para a utilização do Feedback
Linhas de orientação para a utilização da Aprovação
5. Sistema de Créditos
Porque resulta o Sistema de Créditos
Condições que Influenciam a eficácia do Sistema de Créditos
Linhas de orientação para utilização do Sistema de Créditos
6. Modelagem
Porque funciona a Modelagem
Condições que influenciam a eficácia da Modelagem
Linhas de Orientação para a Utilização da Modelagem
7. Contrato Comportamental
Porque funciona o Contrato
Condições que influenciam a eficácia dos Contratos Comportamentais
Linhas de orientação para implementar Contratos Comportamentais

Procedimentos para a Aquisição de Livros


:: Quando efectuar a sua encomenda preencha, por favor, o respectivo Formulário com os seus Dados Pessoais:

- nome
- morada
- código postal
- localidade
- telefone/telemóvel de contacto
- e-mail
- endereço para entrega dos livros

:: Após efectuar a encomenda no nosso site será contactado/a brevemente para efectivar a sua compra.

Nota: Ao valor dos livros acrescem os portes.

:: Caso tenha alguma dúvida relativamente a estes procedimentos, não hesite em contactar-nos:






<<  voltar  |  topo  |  Venda de Livros Pais e Profissionais






Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2014
Desenvolvido por:
 CCEB