FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Artigos

 


Ver todos os artigos  |  Categorias


Ensinar a importância do dinheiro às crianças
Setembro, 2011
Dra Ana Serafim - www.portal-gestao.com

[ver mais artigos deste autor]
  Dinheiro sem valores éticos é como conduzir sem travões. É perigoso não só para quem conduz como para outros à volta. As crianças devem aprender os princípios éticos associados ao dinheiro desde muito cedo. É importante ensinar às crianças a melhor forma de se relacionarem com o dinheiro, para que o saibam ganhar, poupar, dar, gastar, investir e - mais importante de tudo - serem felizes com ele. Afinal, o dinheiro ocupa um grande espaço das nossas vidas.

  Dois grandes especialistas em educação financeira para crianças, o casal Jon e Eileen Gallo, apresentam um plano com os comportamentos relacionados com dinheiro que deve incutir nas crianças. Aqui ficam alguns dos conselhos mais importantes referidos no seu livro: "8 Passos para Educar Crianças bem Sucedidas, Generosas e Responsáveis".

  Ética no trabalho. Os autores referem um estudo realizado pela Universidade de Harvard que demonstra que o desenvolvimento da capacidade para trabalhar ou a ética profissional entre os seis e os doze anos de idade é o factor mais importante para a saúde mental durante a vida adulta.
  Não dê dinheiro aos seus filhos como forma de pagamento pela realização de tarefas domésticas. Isso criará expectativas falsas quanto à importância do trabalho. Incentive-as a dar o seu melhor, em vez de ser "o melhor". Alguns princípios básicos como a pontualidade, a disciplina, a persistência no aperfeiçoamento da qualidade das tarefas são elementos muito importantes no desenvolvimento de uma carreira de sucesso.

  Incutir o sentido de poupança: devo gastar a minha mesada toda hoje em brinquedos, tal como fazem os meus amigos, ou devo ser capaz de poupar algum dinheiro para outras coisas melhores mais tarde? O princípio base da poupança implica adquirir alguma inteligência emocional, não só para ganhar a capacidade de adiamento da recompensa, como também para ser capaz de resistir à pressão social do grupo. A capacidade de poupar adquire-se muito cedo e é um dos factores mais importantes na construção de riqueza.
  Pode incutir a poupança nas crianças através da demonstração. Mostre-lhes que se pouparem hoje, obterão uma recompensa maior no futuro.

  Aprender a dar. Ser capaz de ajudar os outros é um princípio base na construção de relações humanas. É também uma forma de incutir sentimentos de compaixão e amizade. Pode ensinar às suas crianças que o dinheiro não serve apenas para nos ajudar a nós próprios, também é capaz de ajudar os outros. Pode fazer isto através de acções de caridade. Quando toda a família participa em acções de caridade, as crianças adquirem sentimentos de empatia e responsabilidade;
  Encoraje os seus filhos a doar alguns dos seus brinquedos a outras crianças mais pobres ou quando já são muito grandes para eles. Mostre-lhes como os seus donativos ajudam as outras pessoas.

  Dar o exemplo. Nada ensina melhor as crianças do que os comportamentos que observam nos pais. Costuma tratar mal as pessoas de uma faixa social inferior? Se o faz, as crianças vão perceber que as pessoas com menos dinheiro ou que desempenham determinadas profissões humildes não merecem um tratamento de respeito. Dessa forma, o dinheiro será visto pelas crianças como parte da sua identidade em vez de algo que podem ou não possuir. O valor patrimonial e o valor humano das pessoas são totalmente diferentes, há pessoas maravilhosas sem dinheiro e pessoas horrorosas com muito, referem os autores.

  Contar histórias verdadeiras sobre o dinheiro. Uma história sobre dinheiro é uma conversa honesta, aberta e pessoal da sua relação com questões financeiras, principalmente durante a infância. Tem de ser capaz de exprimir as suas emoções em relação ao dinheiro para que a mensagem chegue de forma coerente aos seus filhos. Ser capaz de mostrar os seus princípios éticos é a forma mais expedita de os fazer chegar às crianças.
[ver mais artigos deste autor]


<<  voltar  |  topo  |  Todos os Artigos





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB